top of page

Segue aqui ótimas opções para o almoço e lanchinho das crianças na escola!



Aqui no Canadá é comum as crianças levarem marmita de almoço e lanche para a escola e digo assim de passagem, se torna um trabalhinho extra para os pais que tem que ficar pensando no que mandar para os pequenos todos os dias.


Dependendo da regra da escola você precisará mandar além do almoço, um ou dois lanchinhos. É aí que entra o nosso trabalho como pais tendo que pensar em nutrição aliada com diversão. Apesar dos meus filhos terem saído da mesma barriga e serem criados juntos, são muito diferentes e, principalmente, nas preferências alimentares. Enquanto Kayke tem preferência por uma alimentação mais saudável, pedindo para levar pepino, tomate e cenoura no lanche, por exemplo. Kevin não quer nem ver comida verde. E olhe que já tentei de todas as formas! Incentivo ele a experimentar desde muito pequenininho, e olhe que ele tomava suco verde quando era bebê e amava, vai entender! Mas hoje em dia ele tem suas preferências e acaba optando por coisas que não são comuns aqui em casa. Mas voltando ao lanchinho da escola, esse foi o almoço e lanchinho deles hoje.


O que eu costumo colocar na marmita das crianças?


Almoço


Para o almoço eu geralmente mando a mesma coisa que eles comeriam se estivessem em casa, segue aqui algumas opções de marmita que sempre uso:


» Feijão preto com arroz de cenoura e carne assada, ou frango;

» Nuggets de frango com arroz de brócolis, ervilha e cenoura;

» Macarrão integral com carne moída;

» Macarrão integral com ovos mexidos, milho e ervilha;

» Arroz de brócolis com peixe ao molho de coco;

» Sopa;

» Arroz com purê e carne de panela.


Eu sei que esse é um assunto bem polêmico, pois aqui no Canada as crianças geralmente comem sanduíche, sopa e muitos outras refeições prontas. Mas já percebi que quando mando um sanduíche para os meninos eles voltam esfomeados e bastante irritados, em especial Kayke que está em sua plena fase de crescimento, impressionante como ele cresce rápido.


Para os almoços eu geralmente preparo à noite na hora do jantar. Sempre com uma porção da proteína ou até mesmo uma sopa e deixo na geladeira para o outro dia. O feijão e o arroz eu deixo congelado, descongelando pela manhã. Já o macarrão eu faço geralmente pela manhã, já que é super rápido de preparar e assim eles levam uma refeição bem fresquinha.


Lanches


Já para os lanchinhos, nessa escola que eles estão estudando agora, eles só têm um horário de lanche, por isso só mando uma opção e a escola não oferece um lanchinho complementar, como na escola antiga de Toronto. Ou seja, preciso mandar um lanche assertivo e nem sempre isso acontece, muitas vezes Kevin chega em casa dizendo que não deu tempo de comer tudo. Apesar de eu achar que ele fica conversando e esquece de comer. Aqui estão algumas opções de lanchinhos:


» Iogurte com uma opção de fruta;

» Pretzel com queijinho;

» Golden Fish;

» Waffles com Maple Syrup e frutas;

» Wrap de queijo e presunto com cream cheese;

» Tomate e pepino ou cenoura e pepino ou um deles com queijo;


Vale à pena lembrar que no Canadá muitas crianças são alérgicas a amendoim então não podemos mandar nada que tenha isso na composição. As crianças não podem e nem devem compartilhar comidas com outras crianças, uma recomendação do ministério da educação que é muito reforçada com as crianças na escola.


🍁 Bjs, Li.

bottom of page