top of page

Uma receita de pão de queijo adaptada especialmente para os brasileiros que moram no Canadá

Atualizado: 26 de mai. de 2020

Aqui em Toronto não é muito difícil de encontrar pão de queijo congelado para vender, inclusive de marcas famosas do Brasil. Mas, como vocês sabem, eu prefiro mesmo é preparar tudo em casa, fresquinho e feito com muito amor. E não poderia ser diferente com o pãozinho mais famoso do Brasil. Se você está no Canadá há muito tempo, com certeza deve sentir saudade daquele pãozinho com massa elástica, casquinha crocante e aquele delicioso cheirinho de queijo que só o pão de queijo original tem.



Aqui eu compartilho com vocês a receita de uma paixão nacional que nos remete aos sabores da região central do Brasil, e que ganhou o paladar não só de todos os brasileiros, mas também de todos os gringos que vivem por aqui. Conhecido como Brazilian Cheese Bread, o pão de queijo faz o maior sucesso em qualquer evento canadense.


Esse é aquele tipo de receita que você acha que é difícil de fazer e acaba comprando pronto, mas que a partir de hoje você vai aprender definitivamente como fazer o pão de queijo caseiro da maneira certa, com um passo a passo bem simples e que ainda dá pra vender, congelar ou simplesmente degustar em família em uma tarde fria canadense.


INGREDIENTES » 500g de polvilho azedo (você também pode misturar polvilho doce com azedo, meio a meio); » 300ml de leite integral; » 150ml de óleo vegetal; » ½ colher (sopa) de sal; » 3 ovos; » 200g de queijo parmesão ralado; » 200g de queijo havarti ralado (pode usar mozarela).


MODO DE PREPARO Coloque o polvilho em um bowl e reserve, você vai precisar dele daqui há pouco. Numa panela média adicione óleo, leite, sal e leve ao fogo até levantar fervura. Depois, adicione a mistura quente no polvilho e mexa com uma colher porque vai estar superquente. Vai ficar uma massa estranha, parecendo que não está bom, mas não se preocupe, vai dar tudo certo! 😁


Continue mexendo até essa mistura ficar quase fria (morno pra frio) no ponto de conseguir colocar a mão. Esse é o ponto ideal para adicionar os ovos bem devagar, um por um. Amasse sovando bem e juntando os ovos aos poucos e vá adicionando queijos bem devagar, um pouco de cada. Mexa por aproximadamente 5 minutos até a massa ficar uniforme a ponto de enrolar. O segredo de um pão de queijo macio é sovar a massa bastante até virar uma liga só. Depois é só fazer as bolinhas com a criançada com as mãos untadas com óleo.

Pao_de_queijo_tradicional1

Leve ao forno pré-aquecido à 200 graus e deixe até que o pão de queijo cresça e fique douradinho. No meu forno dá uns 20 minutos.


Dica: A partir do ovo tem que usar a mão. E sugiro não usar queijo tipo cheddar, muito comum aqui no Canadá, porque é muito gorduroso. Já testei e não deu certo. Outra coisa é que dependendo do tamanho do ovo ou da marca do polvilho, pode ser que precise adicionar um pouco mais de polvilho azedo ou doce para chegar no ponto certo.


Rende umas 40 bolinhas ou mais, dependendo do tamanho.


CONGELANDO O PÃO DE QUEIJO » Sempre divido a produção em três partes, uma asso na hora e as outras eu congelo pra comer depois. » Acomode as bolinhas em uma forma (não precisa untar) e leve à geladeira por cerca de 3 horas. » Passado esse tempo, retire as bolinhas da forma e guarde-as em saquinhos plásticos tipo ziploc. » Quando for assar os pães de queijo congelados, transfira para uma assadeira, deixe descansar na geladeira por 30 minutos e leve ao forno preaquecido médio. Fica uma delícia!


Bjos, Li.


bottom of page