top of page

Uma receita de bolo de cenoura tradicional para você fazer com as crianças

Atualizado: 27 de mai. de 2020

Hoje comemoramos o aniversário da nossa princesa mais velha. E mesmo estando longe, não deixamos de celebrar virtualmente com ela esta data tão especial com um bolo de cenoura com cobertura de chocolate.



Esta receita é tão fácil e rápida de fazer que antes de começar, sugiro você já colocar o forno para pré-aquecer à 180ºC.


INGREDIENTES SECOS

» 2 xicaras de trigo; » 1 colher de sopa de fermento em pó; » 1 pitada de sal;


INGREDIENTES LÍQUIDOS

» 3 cenouras médias raladas; » 1 xicara de óleo; » 1 ½ xicara de açúcar; » 4 ovos.


INGREDIENTES PARA A COBERTURA

» ½ xícara (chá) de chocolate em pó; » ⅓ de xícara (chá) de açúcar; » 1 colher (sopa) de manteiga; » ⅓ de xícara (chá) de água.


MODO DE PREPARO

Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.


Bata todos os ingredientes líquidos e o açúcar no liquidificador. Depois adicione a mistura em um bowl e vá inserindo os ingredientes secos aos poucos e misturando com um batedor de arame. Coloque a mistura na forma untada e polvilhada e deixe assar por cerca de 40 à 50 minutos, dependendo do seu forno. Sempre à 180 graus.


Para verificar se o bolo está assado, espete um palito. Se o palito sair limpo, está pronto. Retire do forno, deixe esfriar por alguns minutos e desenforme sobre um prato.


Para preparar a cobertura, adicione todos os ingredientes em uma panela. Leve ao fogo médio e mexa com o batedor de arame ou uma colher de pau até ferver. Depois que começar a ferver, mexa por mais 5 minutos, até a calda engrossar e começar a desgrudar do fundo da panela. Despeje a calda quente sobre o bolo frio (já desenformado) e deixe esfriar. Decore com M&M’s coloridos e biscoitinhos miniaturas.


Essa é a receita tradicional, mas se você quer fazer um bolo de cenoura numa versão mais saudável, sugiro substituir a farinha de trigo tradicional por uma versão integral, usar o açúcar demerara e óleo de coco sem sabor. Ou, se você quer apenas diminuir as calorias, basta comer metade da fatia que você está pensando neste momento, pois se você não tem nenhuma restrição alérgica, não deixe de comer o que você deseja, apenas saiba moderar e reduzir as porções.


🍁 Bjs, Li.


Confira esta e outras dicas no nosso perfil no Instagram. Todas as semanas, dicas e receitas novas para você se adaptar ao estilo de comida do Canadá sem perder o tempero brasileiro.

bottom of page