top of page

10 praias que você não pode deixar de visitar em Nova Scotia neste verão de 2022

Atualizado: 5 de jun. de 2022

Para os brasileiros que moram em Nova Scotia, ou em qualquer uma das províncias do Atlântico, ou até mesmo para aqueles que estão em Halifax de passagem, este pequeno guia irá te ajudar a desfrutar das belíssimas praias que a província tem para oferecer. São mais de 7,400 km de litoral e muitas praias, mas compartilho aqui com vocês apenas as que eu achei mais interessante e que obrigatoriamente devem fazer parte do seu roteiro de visitas neste verão.


Você vai encontrar neste guia:


PLANEJANDO SEU DIA NA PRAIA


O que não pode faltar no seu dia na praia - Especial para Brasileiros no Canadá 🍁


LISTA DAS PRAIAS




NAVEGUE PELO GOOGLE MAPS

Mapa das Melhores Praias


PLANEJANDO O SEU DIA

Antes de Sair de Casa


Diferentemente do Brasil, nas praias canadenses você não encontra ambulantes oferecendo todo tipo de petiscos, nem muito menos aquela barraca de praia onde é possível solicitar cadeiras, guarda-sol, água de coco e aquela cerveja gelada dentro do isopor com a marca do concorrente. Aqui em Nova Scotia o máximo que você vai conseguir é um banheiro público, geralmente em uma casinha discreta na entrada da praia. Em algumas praias de Nova Scotia você consegue ainda um chuveiro e uma casinha para trocar de roupas. E só!


Por isso é preciso se preparar para não ser pego de surpresa e ter que voltar para casa mais cedo. Muitas das praias não possuem restaurantes ou qualquer outro lugar de apoio, então é bom preparar seu kit farofa para aproveitar o melhor do verão: o calor! Vou compartilhar aqui um checklist de itens básicos como sugestão para você já ir se preparando.


Check-list dos Utensílios de Praia

  1. Cadeiras de praia – Sugiro comprar uma que fecha, você precisará guardá-las durante todo o inverno.

  2. Guarda-sol – Em Nova Scotia venta muito, por isso é bom comprar uma que fique bem firme no chão, ou na cadeira.

  3. Barraca para crianças – Você com certeza passará muito tempo na praia, então sugiro levar uma barraca de plástico dobrável para que as crianças não brinquem o tempo todo no sol.

  4. Bolsa térmica – Você terá que levar bebidas e petiscos para passar o dia. Se tiver crianças terá que levar o almoço também, por isso se prepare com antecedência e acomode tudo em uma bolsa térmica ou cooler.

  5. Bolsa de praia – Esse é um item que eu nem precisaria incluir na lista, pois com certeza você tem uma bem bonita! Porém é importante lembrar que você terá que acondicionar muita coisa, principalmente se você tem crianças, por isso dê preferência a uma bolsa grande.

  6. Necessaire – Sugiro você levar além do protetor solar e bronzeador, um álcool spray e um repelente. Muitas praias estão próximas as florestas, por isso você pode receber visitas inesperadas de mosquitos.

  7. Toalha e um conjunto de roupas, principalmente se tiver filhos pequenos.


O que não pode faltar na sua bolsa térmica:

  1. Água – Lembre-se que estará calor e você não terá nenhum local próximo para comprar caso acabe, por isso seja generosa!

  2. Frutas – Geralmente já levo cortadinha em potes, pois além de ficar mais fácil para comer, ainda facilita na organização da bolsa térmica.

  3. Sanduiche natural ou wrap – Além de práticos, são uma ótima alternativa de refeição quando bate aquela fome.

  4. Snacks – Além dos petiscos para acompanhar as bebidas dos adultos, sugiro levar também alguma coisa para as crianças se distraírem. Nozes, castanhas, amêndoas, e outros frutos secos são uma boa fonte de energia, além de aumentarem a saciedade.


Planeje sua ida à praia, pelo menos com um dia de antecedência, desta forma você não correrá o risco de esquecer alguma coisa o que poderá comprometer o seu dia. Afinal de contas o verão é curto e temos que aproveitar cada momento! Eu, por exemplo, tenho esse checklist gravado no meu celular e sempre reviso os itens básicos antes de sairmos.


Veja aqui como preparar seu petisco em casa:




Sugestões de Compra

Preparei uma lista completa com várias sugestões dos itens básicos de praia lá na Amazon, especialmente para os brasileiros que moram no Canadá. Confira a minha lista de itens para você aproveitar melhor o verão neste link aqui.




GUIA DE PRAIAS

Crystal Crescent Beach Provincial Park


A praia está localizada ao sul de Halifax e é administrada pelo Provincial Parks. O parque é formado por três praias em forma de lua crescente, localizadas na foz do porto de Halifax, sendo a última praia utilizada pelos naturalistas como praia de nudismo.


Crystal Crescent Beach Provincial Park

Achei a água bem gelada, mas super cristalina com ondas que não são muito fortes, ideal para um mergulho revigorante num dia de calor. O local oferece ainda banheiros, calçadões para as duas primeiras praias e um amplo estacionamento, uma vantagem nos dias quentes onde as praias ficam lotadas.


Ainda não conheço, mas se você estiver disposto, faça uma caminhada de 10 km até Pennant Point, dando a você a oportunidade de explorar a vida selvagem da área, incluindo a observação de pássaros, muito comum nesta região. Dizem que é belíssimo!




Martinique Beach Provincial Park


Martinique é a maior praia de areia de Nova Scotia, com 3,4 km de extensão. A praia está localizada ao sul do porto de Musquodoboit a apenas 40km de Halifax. A praia está equipada com várias mesas de piquenique e vários pequenos estacionamentos espalhados ao longo da via de acesso.


A praia é um dos melhores locais para o surfe em Nova Scotia, principalmente para iniciantes. Tem até uma escolinha de surfe que usa a praia como base. Você vai com certeza passar bons momentos em família com com amigos, aproveitando o verão, preciosamente curto no Canadá.


O Martinique Beach Provincial Park não é apenas uma das melhores praias para surfar, é também uma das melhores para relaxar e passar o dia com amigos e família. Se você está acompanhado de pessoas que não querem surfar, este é um ótimo lugar para se bronzear, pois na maior parte do verão, apresenta uma brisa fraca vinda do sul.


Um cooler com cerveja, uma roda de amigos e você terá o melhor dia do seu verão.


Martinique Beach Provincial Park

Do outro lado da praia, onde estão localizados os estacionamentos, tem um lago com águas calmas, ideal para a prática de canoismo e stand up paddle.

Martinique Beach Provincial Park


Hirtle's Beach & Gaff Point Secret Beach


A praia, com 3 km de extensão, está localizada a 18 km da cidade de Lunenburg, Patrimônio Mundial da UNESCO. Vale à pena uma parada para contemplar a beleza desta cidade típica do interior do Canadá. Hirtle's Beach não possui uma grande faixa de areia, o que pode dar a sensação de que ela pode ficar um pouco cheia no verão, além de muitas pedrinhas. Dependendo do seu mood, as pedras podem ser até uma atividade extra para as crianças. Kevin, meu filho, adorou coletar conchas e pedrinhas.


Gaff Point Secret Beach

Uma boa dica, se estiver com disposição, é fazer uma caminhada de umas duas horas pela trilha Gaff Point. Um visual que vale muito à pena conhecer. Ainda não tive a oportunidade de fazer, pois me recomendaram não fazer com crianças pequenas. Mas um dos pontos fortes é a paradisíaca Gaff Point Secret Beach, uma praia secreta que só pode ser acessada através da trilha. Dizem que vale muito à pena a caminhada só para poder parar para descansar na praia secreta.




Lawrencetown Beach Provincial Park


Esta popular praia de areia branca, águas geladas e pedras arredondadas é conhecida por suas ondas fortes e é um ponto de encontro para surfistas e praticantes do kitesurf. A praia possui um calçadão de madeira com banheiros, chuveiros (bem frios) e um amplo estacionamento. Conta ainda com áreas supervisionadas por salva-vidas de julho a agosto, mas apenas numa faixa de 200 metros - e os surfistas não são permitidos nesta área.


Melhores Escolas de Surfe em Nova Scotia


Kannon Beach

Kannon Beach foi fundada em 1994 por Jason Kannon com o objetivo de oferecer equipamentos de surfe de qualidade, adaptados ao clima frio de Nova Scotia. O local hoje é entre outras coisas uma loja e uma escola de surfe que aluga e vende equipamentos de surfe. As aulas para iniciantes custam $75 já com o equipamento.


East Coast Surf School

Nico Manos, o primeiro (e único até agora) surfista profissional nascido em Nova Scotia fundou a East Coast Surf School depois de surfar por todo o mundo. E ele escolheu a praia de Lawrencetown para juntar os melhores instrutores da região, incluindo o técnico da Canadian Junior Surf Team para continuar compartilhando sua paixão pelo surf. As aulas para iniciantes custam também $75 já com o equipamento.


Lawrencetown Beach se conecta ainda com uma trilha de caminhada por um antigo leito ferroviário e faz parte do Cole Harbour-Lawrencetown Coastal Heritage Park.



Conrad's Beach


Conrad's Beach fica localizada minutos antes da praia de Lawrencetown e não oferece nenhuma estrutura (o estacionamento possui apenas oito vagas), por isso é mais frequentada pela comunidade local que deseja fugir das praias vizinhas mais badaladas. É uma praia de areia branca com apenas 1,3 km de extensão, e é conhecida como um dos melhores pontos da costa leste para a prática do standup paddle e kitesurf.


A praia é um local de reprodução do Piping Plover. Por isso fique atento as placas sinalizando os locais protegidos para essas aves ameaçadas de extinção e permaneça distante.



Rainbow Haven Beach


Rainbow Haven está localizado a 8 km a leste de Quigley's Corner, perto de Cole Harbor, na região metropolitana de Halifax. Esta praia tem 1 km de areias claras e poucas pedras com calçadões de madeira, banheiros e chuveiros para você usar antes de voltar para casa. A praia faz parte do Parque Provincial Cole Harbor-Lawrencetown.


Por possuir uma faixa larga de areia, a praia é muito popular para família com crianças, porém é preciso ter cuidado com as fortes marés. No verão, não é difícil ver salva-vidas patrulhando a área e sinalizando as áreas mais perigosas para nadadores mais aventureiros.


Rainbow Haven Beach


Burntcoat Head Park


É nesta praia que acontece as marés mais altas do mundo. A cada 13hs a maré recua centenas de metros e você pode caminhar onde horas antes estavam mais de 160 bilhões de toneladas de água em mais de 12 metros de profundidade. O volume de água movimentado a cada ciclo é maior do que o fluxo combinado dos rios de água doce do mundo! [1] Impressionante não é?


No local você pode caminhar pelas trilhas que dão uma vista panorâmica para a Cobequid Bay um parque de 3 hectares que abriga uma réplica de farol que funciona como um pequeno museu.



Queensland Beach Provincial Park


Queensland Beach é uma das melhores praias para aproveitar em família, especialmente para quem tem crianças. Com poucas ondas ela é considerada uma das mais praias mais calmas e quentes de Nova Scotia. Mas vou alinhando logo a expectativa, não chega nem perto da temperatura das águas quentes do Nordeste do Brasil. A praia oferece estacionamento, banheiros e um local para trocar de roupa. Mesmo sem ondas, a praia conta com salva-vidas durante os meses de verão.


Do outro lado da praia tem um lago que atende a todos os públicos, principalmente se você é adepto da canoagem ou standup paddle. A brisa quente e a areia branca atraem grandes multidões no verão, então minha dica é: chegue cedo nos dias quentes para encontrar uma vaga para estacionar.


Queensland Beach Provincial Park
Queensland Beach Provincial Park


White Point Beach


Uma das mais famosas praias de Nova Scotia, White Point Beach é uma praia privada de propriedade do resort de luxo White Point Beach Resort que opera no lugar desde 1928. Você precisa pagar uma taxa de $10 para poder ter acesso a praia e alguns serviços oferecidos pelo hotel.



Rissers Beach Provincial Park


Rissers Beach é uma praia de águas calmas e areia branca com 1.5 km de extensão, localizada próxima à Lunenburg. Por ser administrado pelos Parques Provinciais de Nova Scotia, é limpo e bem conservado. Há um estacionamento enorme com uma trilha para caminhada até a praia. A temperatura da água pode mudar drasticamente de um dia para o outro, vai depender da sua sorte!


Os cães são permitidos se estiverem na coleira. A praia conta ainda com uma área para piqueniques, banheiros públicos, vestiários com chuveiros e duas áreas para camping com água e eletricidade.



Aproveite o verão! 😋⁠


Se você gostou destas dicas, ou tem alguma outra praia legal que eu não compartilhei aqui, por favor deixe seu comentário complementando as informações! Eu vou adorar ouvir as suas recomendações.



bottom of page