top of page

Caldinho de feijão preto, um petisco clássico da gastronomia brasileira

Atualizado: 4 de jun. de 2021


Caldinho de feijão preto, um petisco clássico da gastronomia brasileira

Se engana quem acha que o caldo de feijão preto é consumido apenas nos dias frios de inverno. No Nordeste do Brasil, por exemplo, ele é um dos petiscos mais comercializados pelos vendedores ambulantes que circulam nas praias nordestinas. Um ótimo acompanhamento para uma cerveja gelada de frente para o mar. Este prato delicioso também é uma das opções preferidas nos botecos ao redor do Brasil.


Mas não se preocupe, estando no Brasil, no Canadá, ou em qualquer parte do mundo, você pode reproduzir este prato facilmente na sua cozinha. Vou ensinar aqui uma receita de como preparar uma versão fácil e saborosa.


INGREDIENTES


» 2 xicaras de feijão preto cozido;

» 2 xicaras de água para o cozimento (ou caldo do feijão);

» 3 colheres (sopa) de cebola picada;

» ½ colher (sopa) de cuminho;

» Sal a gosto;

» Pimenta do reino a gosto;

» Azeite a gosto;

» Coentro e cebolinha a gosto.

MODO DE PREPARO

Se você está preparando esta receita sem ter um feijão preto cozinhado, veja aqui no blog a minha receita de como preparar um delicioso feijão tipicamente brasileiro.


Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata tudo. Eu coloco metade da água para bater e deixo a outra metade para colocar na hora que adiciono o caldo na panela para cozinhar novamente.

Você deve me perguntar: Ô Lívia, por que você está colocando os ingredientes novamente como se fosse temperar de novo o feijão? E que eu acho que fica infinitamente mais gostoso quando você tempera de novo. Você dará mais sabor ao seu caldo fazendo desta forma.


Depois coloque esse caldo para cozinhar por aproximadamente 15 minutos e ele ficará com um sabor incrível. Lembre-se que ele precisa ficar mais líquido do que um feijão normal, pois é um caldinho. Não esqueça, se achar necessário adicione mais um pouco de água.


Para deixá-lo com uma carinha ainda mais de praia, sirva com pedaços de bacon frito e um ovo de codorna dentro. Quem me conhece bem sabe que eu não dispenso um ovinho de codorna! 😋


Este petisco serve também para ser servido como uma perfeita entrada antes do churrasco. Sirva seu caldinho com uma deliciosa farofa de manteiga com cebola e um vinagre. Neste verão, aproveite sua varanda com pratos deliciosos! 😍


Você também vai gostar de:


🍁 Bjs, Li.


bottom of page