top of page

Casquinha de caranguejo, uma delícia típica das praias do Nordeste

Atualizado: 9 de jul. de 2021


Casquinha de caranguejo, uma delícia típica das praias do Nordeste

Eita que a minha cozinha hoje está com cheirinho de verão! Cheirinho de comida de praia... Hummm, que agora bateu aquela saudade da belíssima praia de Muro Alto, bem pertinho de Porto de Galinhas.


Se tem uma coisa que me lembra demais as comidinhas de praia, sem dúvida é o famoso casquinha de caranguejo! E como não posso visitar a minha terrinha amada, fui atrás de um filé de caranguejo para matar a saudade. E antes que você me pergunte, sim! Você encontra carne de caranguejo aqui no Canadá. 🤩 Essa de hoje eu comprei na Clearwater Retail Shop, em Bedford - Halifax.


Se você também está com saudades de uma comida típica do Nordeste, e que possui uma relação direta com aquela praia do fim de semana quente de Recife, aqui está uma receita fácil de fazer, especialmente dedicada aos brasileiros que moram no Canadá.


Confira aqui como fazer uma deliciosa casquinha de caranguejo.


INGREDIENTES


» 400g de carne de caranguejo;

» ½ cebola picada;

» 3 dentes de alho picados;

» 1 pimentão vermelho pequeno picado;

» 1 pimentão amarelo pequeno picado;

» 1 tomate picado;

» 200ml de leite de coco;

» 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem;

» 1 colheres (sopa) de azeite de dendê;

» Coentro picado;

» Suco de 1 limão;

» Sal e pimenta-do-reino a gosto.


MODO DE PREPARO


A primeira coisa que fazemos ao iniciar o preparo dessa delícia, é colocar a carne de caranguejo em um bowl e adicionar um pouco de sal, pimenta do reino e o limão. Deixe marinando por cerca de 10 minutos.


O próximo passo é preparar um refogado para receber a carne. Inicie dourando a cebola no azeite, e quando ela dourar, você pode incluir o alho e o pimentão. A próxima etapa é adicionar o tomate cortadinho e misturar bem.


Pegue a carne do caranguejo com uma colher furada para que você pegue apenas a carne e deixe no bowl o caldinho do suco de limão. Faço isso porque não quero incorporar esse caldo do limão na minha preparação, uso apenas para dar sabor. Misture bem a carne com o refogado e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.


Depois de cozinhar, adicione o leite de coco e deixe cozinhar por mais 8 ou 10 minutos. Quando você perceber que o fundo da panela não tem mais caldo aparente é hora de desligar o fogo.


Adicione o coentro e misture bem para incorporar mais sabor. Se você tiver cebolinha e quiser incluir pode colocar nessa hora também. E está prontinho!


Sirva quente acompanhado de uma deliciosa farofa de cebola!


Você também vai gostar de:


🍁 Bjo, Li.




bottom of page