top of page

Roteiro completo para curtir o melhor de Halifax em dois dias

Atualizado: 5 de ago. de 2022

Seja você um antigo morador ou um turista de passagem, Halifax é uma cidade que tem muito a oferecer e lugares incríveis para visitar. Compartilho aqui neste post um guia de viagens completo para você conhecer o melhor de Halifax em apenas dois dias, mas fique livre para fazê-lo com mais calma estendendo a sua estadia na cidade. Afinal, as províncias do Atlântico são conhecidas pela forma relaxada de curtir a vida.


Roteiro de Halifax para curtir a cidade em dois dias

Principais lugares que recomendo você visitar em Halifax em um final de semana:





Halifax, a terra dos Mi’kmaq


Muito conhecida pela fartura de lagostas e por abrigar um dos portos mais importantes do país, a cidade já foi berço da população indígena Mi’kmaq, um dos primeiros nativos norte-americanos a entrarem em contato com os colonizadores europeus.


A região que abriga hoje a cidade era conhecida por eles como Chebucto “Kjipuktuk” ou “Grande Porto”. Vários clãs Mi'kmaq tinham aldeias espalhadas pelas áreas de Halifax, pois era (e ainda é) um ótimo lugar para ficar, pois oferecia um suprimento constante de água doce dos riachos e uma grande diversidade de vida marinha que fornecia comida durante todo o ano.


A região metropolitana de Halifax (HRM) ocupa uma localização estratégica para a economia central e da costa leste, possuindo um dos maiores e mais profundos portos naturais sem gelo do mundo, o que, ao longo do tempo, fez de Halifax um dos mais importantes portos comerciais e militar do Canadá.


Pode não ser a metrópole de Toronto ou Montreal, mas Halifax tem seu charme marítimo único que fará você se apaixonar pela comida e belezas naturais daqui.


NAVEGUE PELO GOOGLE MAPS

Mapa com o nosso roteiro completo de Halifax



Você também pode gostar de:


Roteiro completo de Halifax, Nova Scotia. Confira o que fazer nesta linda cidade em apenas dois dias

DIA 1

Comece seu passeio conhecendo as belezas do centro e da beira-mar de Halifax. Há muita coisa para visitar e muita história para conhecer nos pontos turísticos de Downtown.

Halifax Harbour Waterfront, o coração da cidade


O Halifax Waterfront é um dos lugares mais movimentados da cidade.⁠ Agora, no verão pós-pandemia, mais do que nunca!⁠ 😎⁠



⁠Com um dos calçadões urbanos mais longos do mundo, abrangendo a extensão da orla por 4 quilômetros, ele vai do Pier 21 no Halifax Seaport, até o Casino Nova Scotia.⁠ ⁠É fácil passar um dia inteiro passeando por aqui.⁠


⁠Quer uma dica de restaurante por lá? Experimente o The Bicycle Thief, um dos mais populares em Nova Scotia.⁠ Também gosto muito do Pickford & Black e do Salty's. Mas se você está buscando por uma refeição rápida e mais econômica, escolha uma das muitas barraquinhas que formam uma espécie de praça de alimentação.


Se você gosta de cerveja, dedique um tempo e faça uma reserva no The Halifax Beer Garden para desfrutar, junto com sua família e amigos, a bela vista do mar de Halifax acompanhada de uma boa cerveja artesanal.

Halifax Seaport Farmers' Market


Comece o dia bem cedo, visitando o mercado mais antigo da América do Norte.


O Halifax Seaport Farmers' Market foi criado pela Proclamação Real em junho de 1750, apenas um ano após a fundação da cidade. Acabou de ser reformado e está localizado no Pavilhão 23, aos sábados e domingos, é possível comprar frutas e legumes cultivados em toda a Nova Scotia, assim como vinhos, cervejas, e muitos artesanatos locais.


Bem ali pertinho está o Canadian Museum of Immigration, localizado no Pier 21 que celebra as histórias de imigração canadense do passado ao presente.

Canadian Museum of Immigration


O museu é uma parada importante para você que gosta de história, principalmente se você é um imigrante, assim como eu! Há muitas décadas atrás, Halifax foi um dos portos mais importantes para os viajantes europeus, ou qualquer outra pessoa, que estivesse imigrando para o Canadá. No museu é possível conhecer as jornadas que muitas famílias fizeram para começar uma nova vida no Canadá há mais de 400 anos - se identificou?

Spring Garden Road


Caminhe por cerca de 15 minutos até a Spring Garden Road, uma das ruas comerciais de pedestres mais movimentadas da região e um importante corredor de ônibus. Ela foi recentemente revitalizada e é um importante distrito comercial e cultural de Halifax, onde você encontrará ótimas opções de compras e restaurantes.


Confira o Garden Bar Lounge and Café, o restaurante oferece um menu sazonal que é uma amostra da crescente e diversificada cena culinária de Halifax que explora cada vez mais os produtos locais.

Halifax Central Library


A biblioteca pública da cidade está localizada na esquina da Spring Garden Road com a Queen Street, bem no centro de Halifax. O prédio que é uma atração à parte, já ganhou vários prêmios de arquitetura.


Muitos turistas visitam o local diariamente para usar o Wi-Fi gratuito, fazer um tour por este edifício espetacular ou simplesmente desfrutar de um dos espaços mais bonitos de Halifax.

Halifax Public Gardens


Continue caminhando pela estrada Spring Garden e você encontrará o Halifax Public Gardens, um dos melhores exemplos sobreviventes dos jardins vitorianos ainda presentes na América do Norte.⁠

⁠O parque foi estabelecido em 1874 pela fusão de dois antigos jardins, o Jardim da Sociedade de Horticultura de Nova Scotia (estabelecido em 1837) e um outro parque público adjacente (inaugurado em 1867, o ano da Confederação Canadense).⁠

Na época, os objetivos da Sociedade de Horticultura eram estabelecer os melhores exemplos de horticultura de vegetais, árvores e flores selecionadas. O local atual do Halifax Public Gardens era antigamente um terreno pantanoso coberto de amoreiras.⁠


⁠Os jardins, que abrangem 6 hectares bem no centro de Halifax, foram designados como Sítio Histórico Nacional do Canadá em 1984.⁠


Uncommon Grounds Café

⁠Construído em 1836, originalmente como um salão de reuniões e área de armazenamento, o Uncommon Grounds Café fica localizado no Horticultural Hall, a parte mais antiga do Public Gardens. Hoje os visitantes podem desfrutar de seu café e lanches no deck ao redor do prédio cercado pela fabulosa vista. Confesso que o sorvete não é o melhor da cidade, mas uma excelente opção para refrescar as crianças.⁠

O parque está aberto diariamente das 8h até meia hora antes do pôr do sol. Super recomendo uma visita nos fins de semana.⁠

Halifax Citadel, a fortaleza britânica


Bem ao lado do Public Gardens está o histórico forte Halifax Citadel, um dos lugares mais populares para visitar na cidade. Ele foi construído sobre uma colina com vista para o porto de Halifax, local estrategicamente escolhido em 1749 para servir como principal ponto de proteção da cidade.


Halifax Citadel

A arquitetura em forma de estrela, se destaca entre os prédios de Downtown e é impressionante por dentro e por fora. Vale muito à pena uma visita guiada por dentro do forte.


Halifax Citadel

Você pode voltar no tempo com o 78º Highlanders e a 3ª Brigada de Artilharia Real visitando o museu para saber como era para os soldados e suas famílias viver e trabalhar neste forte histórico.

Todos os dias ao meio-dia, existe uma exibição com tiro de canhão! O disparo do Noon Gun tem sido uma tradição diária em Halifax desde 1856, como uma homenagem à história da cidade como um importante reduto militar britânico. Durante a sua visita, você encontrará soldados realizando exercícios.


As vistas ao Halifax Citadel Hill – montanha que abriga o forte, também são maravilhosas.

The Five Fishermen Restaurant & Grill


Termine o seu primeiro dia degustando o que há de melhor na gastronomia de Nova Scotia, reservando uma mesa no famoso The Five Fishermen.


A experiência não fica restrita a boa comida, é preciso mergulhar na incrível história que há por trás do prédio, um patrimônio construído em 1817 originalmente como uma escola. Foi o primeiro no Canadá a oferecer educação gratuita aos pobres. Mais tarde, foi transformada na Halifax Victorian School of Art. O edifício teve diversos destinos, inclusive sendo um armazém, mas em 1975 os proprietários do The Five Fisherman tomaram posse e tem sido um restaurante desde então.

Apesar do nome associado ao mar, os carnívoros têm algumas opções, incluindo as famosas costelas cozidas lentamente. Mas como não poderia deixar de ser, a lagosta sempre será uma boa opção quando se está em Halifax.

Outras opções em Downtown Halifax

Museum of Natural History

O museu de história natural de Nova Scotia está localizado em um prédio histórico no centro de Halifax. O local inclui coleções e exposições relativas às ciências naturais, bem como artefatos de importância cultural para a Nova Scotia.


Gus, a tartaruga Gopher mais velha conhecida, viveu no museu durante a maior parte de sua vida. O museu centenário comemorou o 98º aniversário de Gus em 11 de agosto de 2020.

Maritime Museum of the Atlantic

O museu marítimo do Atlântico está também localizado no centro de Halifax. O local é conhecido por ser o mais antigo museu marítimo do Canadá, com uma coleção de mais de 30.000 artefatos, incluindo 70 pequenas embarcações e um navio a vapor: o CSS Acadia, um navio movido a vapor de 180 pés lançado em 1913.


O museu possui também uma exposição permanente que conta a história do Titanic, destacando o papel fundamental que Halifax desempenhou no desastre. Enquanto os poucos sobreviventes do Titanic foram para Nova York, todos os que morreram vieram para Halifax.

DIA 2

Depois de andar bastante no centro de Halifax, está na hora de visitar alguns lugares nos bairros próximos. Se prepare que ainda tem muito o que conhecer por aqui.

Hydrostone Market


O mercado surgiu como parte do plano de recuperação da cidade logo após a catastrófica explosão de Halifax ocorrida em 1917 onde boa parte do centro foi destruído. Totalmente revitalizado em 1995, hoje o mercado conta com restaurantes, lojas comerciais e é um excelente lugar para tomar um café com amigos no fim de tarde.


Salvatore's Pizzaiolo Trattoria


Não deixe de parar um momento para descobrir por que a Salvatore's foi eleita várias vezes a melhor pizza da cidade pelo site The Coast.


O cardápio oferece algumas opções onde você pode montar a pizza de sua preferência, porém eles deixam claro que acreditam que o segredo para uma boa pizza é a simplicidade e recomendam no máximo três coberturas extras além do que eles chamam de “original” – uma base de massa crocante com molho de tomate tradicional e queijo mussarela. Eles acreditam tanto nisso que existe até um convite formal no cardápio para você experimentar a primeira pizza sem nenhum extra.

Fort Needham Memorial Park


Visite o Fort Needham Memorial Park para conhecer um pouco mais sobre a explosão de Halifax contadas neste tranquilo parque no topo de uma colina no Hydrostone District. O parque está situado em um dos pontos mais altos da região, oferecendo uma linda vista da cidade e do porto.

O parque foi construído na década de 1950 como parte da reconstrução do bairro devastado pela explosão de 1917. A ideia é manter viva a memória das vítimas desta terrível catástrofe.


Fort Needham Memorial Park

Reserve um tempo para deixar as crianças se divertirem no playground do parque, todo montado em madeira. Uma ótima opção de visita em família.

Sir Sandford Fleming Park


O Sir Sandford Fleming Park está localizado nos terrenos que pertenceram ao Sir Sandford Fleming, famoso por ser o criador do tempo padrão universal. Ele promoveu fusos horários padrão em todo o mundo, um meridiano principal, e o uso do relógio de 24 horas como elementos-chave para comunicar a hora exata, o que influenciou a criação do Tempo Universal Coordenado.



Fleming doou o terreno e o monumento Dingle Tower para a cidade na década de 1880. Os 95 acres do parque são ideais para uma boa corrida, um passeio de bicicleta, ou uma longa caminhada. Definitivamente vale a pena subir na Dingle Tower, pois é um grande monumento e as vistas do topo são fenomenais.

Point Pleasant Park


O Point Pleasant Park está localizado na ponta sul da Península de Halifax é um dos maiores parques urbanos da cidade. O parque conta com trilhas para caminhada e alguns pequenos fortes que foram utilizados para a defesa do porto. As trilhas arborizadas são um excelente local para um passeio em família e ideal para um piquenique. Este é um dos parques preferidos para passear com seu cachorro.


Point Pleasant Park

Não deixe de visitar a Martello Tower, a primeira torre desse tipo na América do Norte, construída para proteger as baterias marítimas britânicas de um ataque francês em terra. Esta torre de paredes grossas fica de guarda no ponto mais alto do Point Pleasant Park.

Georges Island


Georges Island está localizada bem na entrada do porto de Halifax. Você pode visitar a ilha de balsa com a Ambassatours Gray Line, de barco particular, canoa ou caiaque. É um local ideal para planejar um piquenique diferente em família! Planeje passar de uma a duas horas na ilha, apreciando as vistas de Halifax e explorando o Fort Charlotte.


Não esqueça de checar o tempo antes. Você precisará se vestir adequadamente para o clima, pois as visitas são feitas com chuva ou sol e a experiência é quase inteiramente ao ar livre.

Halifax Ferry Terminal


Reserve um tempo para fazer a travessia de balsa de Halifax para Dartmouth. A cidade vizinha fica do outro lado da baía e possui um transporte público que leva e traz pessoas a cada 15 minutos.

O melhor de pegar a balsa é que ela te dá a chance de tirar fotos do horizonte de Halifax da água. Dartmouth tem muitos restaurantes e cervejarias incríveis, onde você pode experimentar algumas das dezenas de cervejas artesanais que Halifax tem.


Sugiro uma visita ao The Canteen, um restaurante de bairro localizado bem no centro de Dartmouth. Além da boa comida, o lugar chamou minha atenção pela grande janela com vista para a cozinha, onde você pode ver a equipe da cozinha trabalhando duro para preparar os pratos maravilhosos servidos no restaurante.

Lake Banook


Lake Banook é um dos lagos mais populares da província para a prática do remo. O local abriga vários clubes aquáticos e docas públicas. Para um divertido passeio na água, tente estacionar perto do Lock 1 no Henry Findlay Park, entre na água em Lions Beach e reme pelo lago até Birch Cove Park ou Kiwanis Grahams Grove Park.


O povo Mi'kmaq foi o primeiro a navegar nas águas do Lago Banook, o que contribuiu para a nomeação do Lago Micmac, e do maior shopping da cidade, o Mic Mac Mall.


Uma curiosidade. O hóquei era jogado no Lago Banook já em 1827, por isso Dartmouth é um dos vários locais ao redor do mundo que reivindicam o título de "Birthplace of Hockey". Em 1864, a fabricação Starr de Dartmouth, localizada a menos de um quilômetro do Lago Banook, começou a produzir os primeiros patins de gelo modernos do mundo.

Passeio com a Harbour Hopper Tours


Um dos passeios guiados que você não pode deixar de fazer é o Harbour Hopper, especialmente se você tiver crianças. Elas vão adorar ver o ônibus entrando na água! Com 3 metros de altura, o ônibus-barco proporciona uma vista exclusiva de alguns dos principais pontos históricos da cidade. Sem falar na bela vista do Halifax Waterfront que você tem de dentro do mar. Este é um passeio muito popular para quem está de visita na cidade, por isso sugiro que as reservas sejam feitas online através dos sites credenciados pela Harbour Hopper, especialmente se você está visitando Halifax no verão.



Espero que este Roteiro completo de Halifax possa te ajudar a planejar sua visita. É uma cidade maravilhosa e com muitas atrações e belezas naturais, que vale a pena passar mais do que dois dias.


Já esteve por aqui antes? Deixe aqui o seu comentário compartilhando qual é o seu local favorito ou melhor coisa para fazer em Halifax! Vamos adorar descobrir novas atrações!


Livia 🖤 Andre

bottom of page