top of page

Roteiro de 3 dias com crianças para Prince Edward Island, a menor província do Canadá

Atualizado: 5 de jun. de 2022

Compartilho aqui com vocês a minha sugestão de um roteiro de viagem de 3 dias com crianças para Prince Edward Island, a menor província do Canadá.

A ilha de Prince Edward Island (PEI) é a menor província do Canadá e representa apenas 0,1% de toda a área do país. A bela província é conhecida por suas incríveis praias de areias vermelhas, pelas inúmeras fazendas de batatas, belas paisagens, mas para mim, principalmente por ser a terra da Anne of Green Gables, que eu particularmente amo!


PEI que fica há cerca de 3 horas e meia de Halifax, é uma ilha conectada ao continente por uma das mais longas pontes contínuas de vários vãos do mundo, a Epekwitk Crossing – antiga Confederation Bridge, com cerca de 13 km de extensão. Mas você também pode entrar na ilha através do serviço de ferry que liga Nova Scotia à Prince Edward Island em um passeio de pouco mais de uma hora.


Vou contar para vocês como foi a nossa viagem de três dias e compartilhar os lugares incríveis que visitamos, assim como alguns destinos que estavam no nosso roteiro e que valem muito à pena você tentar visitar. Viajamos com duas crianças e, como sempre fazemos em nossos passeios de família, buscamos atender as necessidades de todos.


Guia de Viagem

Principais lugares que visitamos em um final de semana prolongado:



Existem três rotas turísticas sugeridas pelo Departamento de Turismo da província, onde você pode percorrer de carro e conhecer as belezas naturais da ilha: a North Cape Coastal Drive, a Central Coastal Drive e a Points East Coastal Drive. Como passamos apenas três dias na ilha e viajamos com crianças, não seguimos exatamente este roteiro e criamos o nosso próprio percurso que incluiu um pouco de cada uma delas.


NAVEGUE PELO GOOGLE MAPS

Mapa com o nosso roteiro completo para Prince Edward Island


Você também pode gostar de:



Roteiro de viagem com crianças para Prince Edward Island

PRIMEIRO DIA

Green Gables Heritage Place


Este foi o primeiro destino de nossa viagem. Muitas atrações da ilha giram em torno da famosa personagem Anne of Green Gables, protagonista de um romance infantil escrito em 1908 pela autora canadense Lucy Maud Montgomery. O livro já foi traduzido para mais de 36 idiomas, inclusive o português. Também recebeu diversas adaptações como musicais e peças de teatro, filmes e uma famosa série no Netflix chamada “Anne with an E”. Eu recomendo você assistir a série antes de visitar o local, pois muitas cenas foram filmadas na Ilha.


Green Gables Heritage Place

No local fizemos uma caminhada guiada por dentro da casa original que inspirou a autora onde é possível ver alguns objetos usados na série. Também recomendo você dedicar um tempo no centro de visitantes onde é possível conhecer um pouco mais sobre a autora e a história da Anne Shirley, personagem fictício destaque em toda a série de livros clássicos. Na lojinha você também pode comprar muitos produtos com a marca Anne of Green Gables, inclusive os famosos livros.


Infelizmente não tivemos tempo de passear pelas duas trilhas, nem tomar um café no The Cordial Café, um aconchegante café que atende os turistas no local a partir de julho.


Estivemos visitando o Green Gables Heritage Place no final de maio, mas as melhores épocas de visita são entre junho e agosto, onde é possível desfrutar, entre outras coisas, as animadas atividades interpretativas.

“Tomorrow is a new day with no mistakes in it... yet.” ― L.M. Montgomery, Anne of Green Gables

Avonlea Village


Avonlea é o nome fictício que Lucy Maud Montgomery deu a Cavendish em seu famoso romance, Anne of Green Gables. O Avonlea Village é uma área com construções que recriam a cidade natal fictícia do século 19 da adorável heroína Anne Shirley.


Eles se autodenominam como “o melhor lugar para se comer em PEI”, e foi por isso que incluímos a pequena vila em nosso roteiro, mas infelizmente os restaurantes ainda estavam fechados antes da alta estação que começa em julho. Se você estiver visitando no verão, sugiro você conhecer (e me falar o que achou) o restaurante Dave's Lobster Rolls que infelizmente não pude conhecer desta vez.


Bem perto você também poderá visitar o Cavendish Boardwalk, ideal para quem quer fazer pequenas compras ou achar outras oportunidades de restaurantes.

Blue Mussel Café


O Blue Mussel Cafe é um restaurante sazonal de frutos do mar que funciona apenas entre maio e agosto, localizado em uma área conhecida como North Rustico Harbour e fica fora dos roteiros mais populares da Ilha. Com uma decoração que mais parece um restaurante de praia, o ambiente é bem a cara do verão.


O que chamou mais a nossa atenção foi o fato de que o restaurante é especializado em frutos do mar frescos e pratos saudáveis sem frituras. Eles prometem que todos os frutos do mar são coletados no dia em que são servidos.

Nosso Pedido

Tuna Tartare

Um tartar de filé de atum, abacate e gergelim, montado em uma caminha de milho verde, pepino e gengibre. Acompanhado de torradas de alho.


Lobster Roll

Lobster Rolls são sanduíches de filé de lagosta fresca lagosta cozida no vapor servidas com maionese temperada dentro de um pão de cachorro-quente assado na manteiga. Para acompanhamento, um purê de batatas.

Eles também oferecem um menu exclusivo para crianças. Os meninos escolheram o bem servido hamburger com chips. Um clássico entre as crianças.

COWS Creamery


Pouca gente fora de PEI sabe, mas a famosa marca de sorvetes COWS, muito popular no lado leste do Canadá, é também produtora da manteiga de sal marinho e do Avonlea Clothbound Cheddar, nomeado o Melhor Cheddar Vintage do Mundo no World Cheese Awards em 2015 e recentemente nomeado Grande Campeão Geral no Concurso Internacional de Queijos SIAL, em 2022.


Mas, como já era de se esperar, o local atrai muitos visitantes pelos famosos sorvetes e pela loja de produtos licenciados com a famosa vaquinha, símbolo da marca. Eu amei as camisetas com temas de Star Wars e Harry Potter com as vaquinhas! Vale à pena uma visita, uma vez que o local conta ainda com outras atrações gastronômicas, assim como a loja de chocolates ANNE of Green Gables Chocolates.

ANNE of Green Gables Chocolates


Bem ao lado da COWS Creamery você encontra esta loja de chocolates artesanais que leva o nome da personagem mais famosa da Ilha, a Anne of Green Gables. Além de uma infinidade de produtos à base de chocolates, claro, é possível acompanhar a linha de produção artesanal através de uma parede de vidro. No dia da nossa visita eles estavam fazendo a COW Chips, uma batata chips com cobertura de chocolate. O snack é uma mistura de doce e salgado que é uma delícia!


Não pude provar muitos produtos, mas fiquei apaixonada pelos chocolates zero açúcar, os Dark Sea Salt Caramels e o famoso Raspberry Cordial, uma água gaseificada com sabor de framboesa que é exclusiva de PEI.

Jumpstart Playground no Victoria Park


Como não poderia ser diferente, depois das belas paisagens, sorvetes, e chocolates, o nosso dia não poderia acabar melhor para os meninos. Visitamos no fim da tarde este parquinho incrível para crianças, localizado no maior dos muitos parques de Charlottetown.


O Jumpstart Playground fica dentro do Victoria Park e oferece várias atrações para crianças de todas as idades, além de uma variedade de atividades ao ar livre, incluindo quadras de tênis, campos gramados, piscina e este playground bem completo.


Se você está viajando para PEI com crianças, reserve um tempo e faça uma parada estratégica por aqui. Intercalar seus interesses de viagem com atividades exclusivas para os pequenos é uma excelente forma de engajá-los no passeio.

Antes de voltar para o hotel, fizemos uma parada no supermercado. Esta é uma dica que deixo aqui para você que deseja fazer uma viagem mais econômica. Troque as refeições em restaurantes por comidinhas prontas do supermercado. No meu caso comprei uma salada caesar e uma caixinha com pedaços de tender de frango, fizemos uma ótima refeição em família à noite no hotel. Leve, barata e saudável!

SEGUNDO DIA

St. Dunstan's Basilica Cathedral


Iniciamos nosso segundo dia de viagem visitando a St. Dunstan's Roman Catholic Cathedral. Construída em 1897 é um local histórico nacional do Canadá e centro espiritual do catolicismo na Ilha. Foi destruída por um incêndio em 1913, mas graças a mobilização dos moradores locais a catedral foi reconstruída respeitando seu projeto original.


St. Dunstan's Roman Catholic Cathedral

Independente da religião o prédio histórico vale à pena uma visita – foi uma parada obrigatória para Andre que ama arquitetura antiga. A catedral fica bem no centro de Charlottetown, em uma área completamente arborizada, ideal para uma caminhada no início da manhã. Tem também muitas outras atrações interessantes que ficam à poucas quadras da catedral, como a Victoria Row e a Confederation Landing Park que mostrarei para vocês nos próximos posts.

Victoria Row


Bem próximo da St. Dunstan's Basilica Cathedral fica a Victoria Row, um pequeno centro de entretenimento ao ar livre bem no centro de Charlottetown. A rua é um centro cultural e apresenta entretenimento ao vivo de artistas locais, excelentes restaurantes, cafés gourmet, pubs e lojas de artesanato. Durante o verão, o tráfego de veículos é fechado para virar uma passagem apenas para pedestres.


Reserve um tempo para tomar café da manhã no Receiver Coffee Co., ou se estiver passeando pela rua no almoço ou jantar, reserve uma mesa no Row House Steak & Lobster Co.

Confederation Landing Park


Chegamos no Confederation Landing, um parque perfeito para um passeio casual à beira-mar numa tarde de verão.⁠ Ele fica localizado na parte inferior da Great George Street, bem no centro de Charlottetown e, segundo conta a história, foi aqui que os Padres da Confederação desembarcaram em 1864 dando início ao processo que trouxe a união das colônias britânicas, formando depois Canadá.

⁠Há muita sinalização com informações interessantes sobre a cidade e sua importância histórica para o país, além de uma marina, algumas lojas e muitos restaurantes, onde você pode desfrutar de deliciosas refeições.⁠


⁠Recomendo uma parada no Water Prince Corner Shop and Lobster Pound, famoso pela sua lagosta. No local você vai encontrar também uma lojinha da COWS, ideal para fazer uma parada com as crianças.⁠

Stanhope Cape Beach


A Stanhope Cape Beach é uma praia de areia avermelhada que está localizada em uma área protegida no PEI National Park, a apenas 23 km de Charlottetown.⁠ Para complementar a diversão das crianças, bem na entrada da praia tem um playground com uma área verde ideal para fazer picnic. ⁠A praia é um local de ninhos de Piping Plover, um pássaro em extinção, por isso não são permitidos pets.



⁠O local é mais popular entre os moradores da região, por isso foi a nossa opção para ir com as crianças. Buscamos uma praia que não fosse tão movimentada como Brackley e Cavendish que são mais famosas entre os turistas.


⁠Perto de lá, está o icônico Covehead Harbour Lighthouse, que é considerado um dos principais pontos para fotos na Ilha. Não deixe de visitar!

Covehead Harbour Lighthouse


O Covehead Harbour Lighthouse é uma torre de madeira quadrada de apenas 8 metros de altura, um farol bem pequeno, mas que é um charme. Ele está localizado entre as dunas de areia do Prince Edward Island National Park, na praia a leste da entrada da Covehead Bay. É o segundo farol do local, construído em 1975 como substituto da torre original.



Water Prince Corner Shop and Lobster Pound


Se a lagosta também é o seu marisco preferido, você não encontrará melhores do que os da Water Prince Corner Shop and Lobster Pound. Localizado em um edifício histórico pintado de azul, bem próximo do Confederation Landing Park, o restaurante tem agradado os gourmets locais há mais de três décadas.


Nosso Pedido

Shrimp Dinner

Uma bela porção de camarões à milanesa acompanhados de batata recheada e uma salada coleslaw, muito comum aqui no Canadá.


Lobster Roll

Tradicional Lobster Roll. Para acompanhamento, um purê de batatas com ovos e temperos.

Para a felicidade dos meninos, eles oferecem um cardápio para crianças. Eles escolheram cachorro-quente e fish and chips.

TERCEIRO DIA

Hannah's Bottle Village


Essa é uma pequena vila construída com garrafas de vidro. O projeto fica em uma propriedade particular, mas com visitação gratuita para todos os visitantes da Ilha. O projeto tem uma ação social e em vez de cobrar entrada para Hannah's Bottle Village, o criador Gar Gillis começou a coletar doações de visitantes para o Hospital Infantil IWK. Vale à pena uma parada, principalmente se você estiver viajando com crianças.

Point Prim Lighthouse


Encerramos o nosso passeio de três dias à menor província do Canadá com a melhor foto da viagem! O Point Prim Lighthouse é o farol mais antigo da Ilha, construído em 1845. Ele é o único farol de tijolo de forma arredondada no PEI e um dos três no Canadá.


Point Prim Lighthouse

Por uma taxa de $5 por pessoa, é possível subir 18 metros acima do nível do mar para uma vista magnífica do estreito de Northumberland e da Baía de Hillsborough. Andando por dentro do farol você pode ver o museu com vários objetos das pessoas que moraram nele por anos.


Há também uma lojinha de artesanatos e presentes com muitas mercadorias confeccionadas por artistas locais. Um ponto de parada obrigatório para quem visita PEI.

Island Chocolates


Antes de voltar, sugiro você fazer uma parada na Island Chocolates, uma fábrica de chocolates finos artesanais gerenciado pela mesma família desde 1987. Todos os chocolates são feitos em uma pequena fábrica localizada em Victoria, PEI e estão disponíveis para venda apenas na loja da fábrica ou através de pedidos especiais. Experimente o Factory Coffee, um chocolate quente belga com café, coberto com chantilly caseiro. Uma delícia!


Outros lugares muito legais que recomendo em PEI


Restaurantes Imperdíveis


Um dos restaurantes mais bem classificados da província no TripAdvisor. Desfrute de ostras capturadas em vários locais diferentes em PEI, juntamente com frutos do mar frescos.


Eles falam, e eu concordo, nenhuma visita à Ilha está completa sem uma visita ao mundialmente famoso Fisherman's Wharf Lobster Suppers. Além do delicioso restaurante você encontra uma lojinha onde pode comprar diversos presentinhos!

Se Hospede com Estilo

Hospede-se em um lugar único para famílias e casais e tenha uma experiência inesquecível em PEI. Os TreePODS são cúpulas geodésicas que aparecem como se estivessem pairando perfeitamente entre as árvores. É como ter a sua própria casa na árvore com uma visão panorâmica da natureza.

O Great George é um hotel de luxo, muito premiado na capital Charlottetown. Se você deseja vivenciar a história do Canadá em grande estilo, o hotel é o lugar certo.



Se você mora ou está de passagem pelas províncias do Atlântico, aproveite para fazer viagens curtas e conhecer as belezas naturais e a famosa gastronomia local! 😋⁠


Se você gostou destas dicas, ou tem alguma outra atração legal que eu não compartilhei aqui, por favor deixe seu comentário complementando as informações! Eu vou adorar ouvir as suas recomendações.


bottom of page