top of page

O que fazer em um final de semana em Moncton com crianças

Atualizado: 4 de jun. de 2022

Fomos visitar um casal de amigos que, assim como nós, trocaram Toronto pelas províncias do Atlântico e aproveitamos para conhecer os arredores de Moncton, o maior centro urbano de New Brunswick. Apesar do título, Moncton é uma pequena cidade de cerca de 80 mil habitantes localizada há 2.5 horas de Halifax, mas com uma boa infraestrutura de restaurantes e muitas atrações para turistas nos seus arredores.


Vou contar tudo para vocês, pois visitamos lugares incríveis e que valem muito à pena uma visita. Vou compartilhar aqui também algumas dicas de roteiro e restaurantes que vocês não podem deixar de visitar. Dicas especiais para os brasileiros em Halifax, pois passar um fim de semana em Moncton é uma das opções que você não pode deixar de incluir no seu roteiro de verão.


O que fazer em um final de semana em Moncton - com crianças

Moncton abriga uma vibrante cena cultural e muitos artistas talentosos. Com mais de três mil lugares em restaurantes, bares e cafés, esta cidade turística se tornou uma visita obrigatória, principalmente para as famílias. As pessoas são muito hospitaleiras e é um ótimo lugar para aprender sobre a história dos Acadians do Canadá. Se você está procurando o lugar perfeito para umas curtas férias em família, Moncton é uma ótima escolha.


Guia de Viagem

Principais lugares que visitamos em um final de semana:



PRIMEIRO DIA

Escolhemos iniciar o primeiro dia chegando bem cedo ao Magnetic Hill, assim evitamos aglomerações e fomos um dos primeiros a entrar no zoológico.


Magnetic Hill Park


Esta misteriosa colina é chamada de Magnetic Hill porque você desce a rampa, coloca o carro em ponto morto e misteriosamente ele sobe a ladeira de marcha ré! No primeiro momento você fica muito surpreso e as crianças adoram! Mas na verdade tudo acontece por causa de uma ilusão de ótica que faz parecer que os itens estão rolando morro acima, quando na verdade estão rolando morro abaixo. É uma atração imperdível em New Brunswick, especialmente se você tem crianças.


Magnetic Hill Wharf Village

Como parte integrante das atrações do complexo Magnetic Hill estão o Wharf Village, uma pequena vila com restaurante, sorveteria e lojinhas, o maior zoológico da costa leste do Canadá, um parque de diversões e games, o Magic Mountain – maior parque aquático do Atlântico e a Magnetic Hill Winery com diversos vinhos premiados e uma área para piquenique no pátio da casa da fazenda.


Magnetic Hill Zoo – O mais importante do lado leste do Canadá


O zoológico mais importante do lado leste do Canadá, o Magnetic Hill Zoo é o lar de mais de 600 animais de cerca de 70 espécies. Este zoológico abriga uma coleção diversificada de animais de todo o mundo, incluindo tigres, leões, leopardos, zebras, diversas espécies de macacos, repteis e lêmures de Madagascar.


O zoológico com mais de 40 acres, é dividido em quatro áreas distintas: Américas, África, Ásia e Discovery, e foi projetado desde o início para ser confortável para todos os animais que o chamam de casa.


Magic Mountain – Maior parque aquático do Atlântico


Não conseguimos ir, pois é preciso reservar com antecedência e ficamos com receio de não pegar um dia de sol para valer à pena. Mas, se você adora toboáguas, com certeza deve planejar uma visita ao Magic Mountain Water Park. Existem atividades aquáticas para toda a família. O complexo oferece ainda outros tipos de atrações como um campo de minigolfe, um parque de diversões e uma área de games.


Depois de conhecer o completo Magnetic Hill, almoçamos no carro mesmo e partimos para aproveitar a praia com as águas mais quentes do Canadá.


Parlee Beach Provincial Park


Sem dúvidas uma das melhores praias do Canadá, Parlee ostenta o título da água salgada mais quente do Canadá, pois a praia é formada por águas rasas que se aquecem rapidamente sob o sol quente do verão, podendo chegar até 29°C. Existe também outra razão pela qual a água fica tão quente nesta região. A Corrente do Golfo (uma poderosa corrente oceânica quente) tem origem na Flórida e segue a costa leste até o Golfo de St. Lawrence, na costa Acadian.


Parlee Beach Provincial Park

Parlee Beach possui uma boa infraestrutura de estacionamento (pago), lanchonete e banheiros. Ainda conta com uma área de camping que ficamos impressionados com a infraestrutura. No local, o acampamento oferece uma loja para campistas, anfiteatro, vestiários, chuveiros, banheiros, playground, área para piquenique e amplo estacionamento.


Além de excelente para um mergulho, a praia de areia branca e fina é excelente para brincar e construir castelos de areia, sendo ideal para famílias com crianças como a nossa. Apesar de no dia da nossa visita o sol não ter aparecido, os meninos se divertiram muito!


Depois de algumas horas se divertindo na praia, foi chegada a hora de voltarmos ao hotel para nos preparar para encontrar os amigos para uma competição de karts e minigolfe.


The Boardwalk


O Boardwalk é um miniparque de diversões ao ar livre com diversas atrações para adultos e crianças. O kart de assento duplo é ideal para você se divertir com seus filhos em competições reais de corrida. Outra atração que adoramos, foi poder juntar os amigos para uma partida de minigolfe. Eles possuem um circuito especialmente projetado para todas as idades em que você só passa para a próxima fase depois de acertar o buraco. São 18 no total e dependendo o tamanho do seu grupo ou das suas habilidades, isso pode demorar horas de pura diversão!


O parque funciona no sistema de tokens que podem ser comprados na bilheteria e utilizados em qualquer uma das atrações.


King's Ice Cream


Depois do parque, fomos conhecer a King's Ice Cream, uma sorveteria fundada em 2003 por três irmãs que estão até hoje à frente do negócio. A Kings funciona em uma simpática casinha e revende, entre outras coisas, sorvetes da marca Scotsburn Farmers, uma das minhas favoritas aqui neste lado do Canadá!


King's Ice Cream Moncton

Reserve um tempinho para degustar o sorvete em uma das mesinhas em frente a sorveteria, pois são os mais bem servidos que eu já tomei pela rua!


Os Preferidos


» Rainbow Sorbet

» Black Raspberry Cheesecake

» Bubble Gum

» Sea Salt Caramel


Pump House Brewpub & Restaurant


Terminamos o primeiro dia de viagem em um dos bares mais badalados da cidade.


Pump House Brewpub & Restaurant Moncton

A pizzaria pertence a Pump House Brewery, uma cervejaria fundada em Moncton em 1999 por um capitão do Corpo de Bombeiros da cidade. Mas o amor do seu fundador, Shaun Fraser, começou ainda na década de 80 quando ele resolveu estudar a produção de cervejas artesanais e se especializou na venda e montagem de equipamentos para a fabricação de cervejas.


No fim da década de 90, Shaun resolveu juntar as suas duas paixões, pizza e cerveja, abrindo no centro de Moncton a Pump House Brewpub. Um restaurante onde é possível degustar uma das melhores pizzas e cervejas artesanais da cidade.


Vencedora do prêmio "Canadian Brewery of the Year" em 2005, atualmente a Pump House Brewery distribui cerveja em todo o Canadá e em partes dos Estados Unidos e Europa.


Quando for a Pump House, não deixe de experimentar a Blueberry Ale, uma cerveja com essência de blueberries frescos levemente apimentada, que como o próprio nome sugere, possui um sabor frutado levemente adocicado. A cerveja foi lançada como uma oferta sazonal, mas logo se tornou tão popular que foi adicionada à lista de tempo integral.


SEGUNDO DIA

A Fenomenal Bay of Fundy


Se você nunca ouviu falar de Fundy, eu já fiz um post aqui sobre o fenômeno das marés mais altas do mundo quando visitei o restaurante Halls Harbour Lobster Pound. Mas desta vez fizemos o roteiro percorrendo o litoral da baía pelo lado de New Brunswick, outra experiência maravilhosa.


Essa parada aí da foto foi no Alma Harbour, um pequeno porto localizado nesta vila de pescadores com o mesmo nome, que tem como atividade econômica principal o turismo e a pesca de lagosta. Alma é conhecida pela grande variedade de restaurantes especializados em frutos do mar.


Na hora que chegamos no porto, a maré estava baixa, o que mostra os barcos praticamente no chão, uns 5 metros abaixo do píer. Incrível saber que em poucas horas a água estará há apenas poucos centímetros de onde estou, com toda essa área inundada por milhões de litros d’água.


Só para vocês terem uma ideia, a amplitude média das marés em todo o mundo é de cerca de um metro, mas na Baía de Fundy pode chegar a 14 metros, não é à toa que ela foi designada como uma das 7 maravilhas da natureza da América do Norte. Localizada no meio do caminho entre o equador e o polo norte, Fundy movimenta cerca de 160 bilhões de toneladas de água do mar duas vezes por dia sendo um ambiente costeiro único no mundo. Mas a Baía de Fundy não é conhecida apenas por suas marés, mas também por descobertas geológicas como fósseis de dinossauros e pela vida rica vida marinha.


Dickson Falls


Fomos conhecer as belezas naturais da Baía de Fundy pelo lado de New Brunswick, e entre as principais atrações está o Fundy National Park com mais de 25 opções de trilhas para todos os tipos de caminhadas. Dickson Falls Trail é uma das trilhas mais curtas do parque com apenas 30 minutos, por isso acho que é a mais popular.


As trilhas estão entre as atividades preferidas dos moradores das províncias do Atlântico, que são incentivados pelas belíssimas paisagens naturais que motivam qualquer um a fazer uma caminhada. Porém, quando você está acompanhado de crianças, é preciso tomar cuidado com diversos fatores como segurança, distância e pontos de descanso, por exemplo. Por isso escolhemos fazer uma parada nesta trilha, que é conhecida como um dos lugares mais incríveis da Reserva da Biosfera de Fundy.


Dickson Falls

Fomos conhecer uma das cachoeiras mais fotografadas do parque, a Dickson Falls. O parque fica a pouco mais de uma hora de Moncton e oferece uma série de atrações entre locais para campings, hotéis, um campo de golfe e muitas outras atrações. A trilha começa com uma pequena caminhada até uma série de escadarias de madeira que cortam a floresta. À medida que você avança nas escadarias o clima vai ficando mais fresco e o som das águas ficam mais próximos.


A cachoeira não é muito grande, mas é muito linda e vale a caminhada. E posso dizer que as fotos não conseguem expressar o encanto deste lugar. Estar cercada pela natureza e com aquele visual foi uma experiência que nunca esquecerei na minha vida.


Hopewell Rocks Provincial Park


O Hopewell Rocks é uma das principais atrações da província de New Brunswick. O parque fica aberto de maio até meados de outubro e está localizado na Baía de Fundy – se você está chegando agora aqui no meu site, essa é aquela que abriga as marés mais altas do mundo. Já falei muito dela por aqui.


Visitamos em um dia de sol e maré baixa, onde foi possível caminhar por cerca de 2 km de praia cobertas por algas, rochas gigantes e muita vida marinha. Estávamos literalmente andando no fundo do mar, mas sem água. As crianças se divertiram bastante colhendo conchas, conhecendo os corais e se sentindo no filme “Querida, Encolhi as Crianças” ao lado daquelas rochas em forma de vaso de flores.


Hopewell Rocks Provincial Park

Além da oportunidade de caminhar no fundo do oceano entre rochas gigantescas – e que ficam parcialmente submersas nas marés altas, o parque conta ainda com duas áreas de praia, translado, uma série de trilhas para caminhada, um playground para as crianças, pontos de apoio com restaurante, lanchonete e loja de presentes, banheiros, um Centro Interpretativo Multimídia Educacional e muitas outras coisas.


Nossa viagem a New Brunswick não poderia terminar sem a visita a essa maravilha natural da Baía de Fundy. O Hopewell Rocks é um lugar mágico para brincar e usar a imaginação cercado por maravilhas naturais.


Güsto Italian Grill & Bar

Terminamos o segundo dia com uma autêntica experiência italiana no centro de Moncton.


Ideal para um jantar romântico ou uma refeição casual, o Güsto é aquele típico restaurante refinado que oferece aos clientes uma experiência gastronômica verdadeiramente italiana.


Confira minha avaliação completa do restaurante, assim como sugestões de pratos neste post aqui:


NAVEGUE PELO GOOGLE MAPS

Mapa com o nosso roteiro para Moncton



Se você mora ou está de passagem pelas províncias do Atlântico, aproveite para fazer viagens curtas e conhecer as belezas naturais e a famosa gastronomia local! 😋⁠


Se você gostou destas dicas, ou tem alguma outra atração legal que eu não compartilhei aqui, por favor deixe seu comentário complementando as informações! Eu vou adorar ouvir as suas recomendações.








bottom of page