top of page

Aprenda a fazer uma massa de pizza caseira crocante e deliciosa

Atualizado: 30 de mai. de 2022

Aqui em casa, assim como em muitas outras ao redor do mundo, domingo é tradicionalmente o dia de comer pizza. E você pode preparar a sua massa em casa, pré-assar os discos e depois congelar para comer outro dia. Desta forma ficará muito mais fácil de servir pizza para a sua família aos domingos.


Compartilho aqui o passo-a-passo de uma receita tradicional da família onde sempre preparamos para receber os amigos no já famoso dia da Pizza Havro. Esta receita é fácil de fazer e fica com uma massa muito crocante.



INGREDIENTES


» 3 xícaras de farinha de trigo;

» 10g de fermento biológico seco;

» 150ml de água morna;

» 1 colher (sopa) de açúcar tipo Golden Yellow;

» 1 colher (chá) de sal;

» 4 colheres (sopa) de azeite;

» Farinha de trigo para polvilhar a bancada;

» 2 xicaras de molho de tomate caseiro;

» Azeite para untar a tigela;

» Recheio a gosto.


MODO DE PREPARO


Em uma tigela, misture bem o fermento e o açúcar. Adicione a água morna aos poucos e misture devagar. Quando estiver dissolvido, deixe-o descansar em temperatura ambiente por cerca de 5 minutos.


Em um bowl grande, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Assim que a mistura do fermento espumar, despeje-a no centro do bowl com farinha. Adicione o azeite e misture com uma espátula até virar uma massa consistente.


Sove a massa até parar de grudar no fundo do bowl.


Desgrude a massa do bowl e transfira para um recipiente untado com azeite. Cubra com plástico filme e deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até a massa crescer e dobrar de tamanho.


Dica: Quando faltar 15 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, pré-aqueça o forno a 250 ºC. Se for utilizar uma assadeira de pedra, coloque-a dentro do forno antes de aquecer desde o início. Caso contrário, ela poderá rachar com o choque térmico.


Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo, divida em 3 ou 4 porções. Separe uma porção da massa para abrir e cubra o restante com um pano de prato para assar em outro momento.


Com o rolo de macarrão, abra a massa formando um círculo de cerca de 25-30 cm de diâmetro – lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha para a massa não grudar.


Dica: Você pode pré-assar os discos por cerca de 7 minutos para depois montar as pizzas, desta forma você consegue servir rodadas de pizzas em sequencia. Não esqueça de furar a massa para não criar bolhas. Outra boa dica é pincelar um pouco de azeite nas bordas para não ressecar.


Monte a pizza com os sabores de sua preferência e asse por mais 6-8 minutos!


🍁 Bjs, Li.


Você vai querer ler também:


bottom of page