top of page

Gostosa e saudável: Faça em casa a sua pizza com massa de couve-flor

Atualizado: 22 de mai. de 2020

Confesso que até preparar essa receita eu nunca tinha tido vontade de experimentar a couve-flor, sempre achei ela com uma aparência muito estranha para comer, mesmo sabendo de todos os seus benefícios para a saúde.



Sempre gostei de preparar a minha própria pizza, cheguei a criar uma receita de massa própria para fazer junto com os amigos, mas não era nada saudável. Pesquisando bastante junto com Lívia, acabamos achando várias receitas de massa usando a couve-flor, mas sempre tive esse pré-conceito com este vegetal. Até que resolvemos testar e depois de algumas adaptações achamos uma que o gosto neutro da massa não interfere no resultado final e conseguimos uma pizza com massa saudável e gostosa!

Se você me perguntar, é igual a massa tradicional? Vou te dizer que não! Mas se você quer levar uma vida mais saudável, vale muito à pena trocar.


Benefícios da Couve-flor


A couve-flor é da mesma família de vegetais como brócolis e da couve de bruxelas, e compartilha muitas das mesmas características saudáveis, inclusive ser um alimento alcalino. Ela tem uma boa quantidade de fibras e é uma grande fonte de vitamina C. Os benefícios que a couve-flor oferece vão desde a perda de peso até a sensação de saciedade devido às suas fibras, melhora também o sistema digestivo, melhora a memória, entre outros.


Ao escolher couve-flor fresca, procure uma que esteja firme, sem manchas amareladas ou amarronzadas, e que tenha folhas verdes anexadas ao caule. Guarde o vegetal inteiro com o caule para baixo na geladeira em um saco plástico que permita a ventilação para não acumular água. Desse modo, ela deve durar por cerca de cinco dias.


INGREDIENTES

» 2 xícaras de couve-flor (só as florzinhas); » 1 dente de alho; » 1 ovo; » 1 xícara de queijo mussarela ralado; » 1 colher (chá) de orégano seco; » 4 colheres (sopa) de farelo de aveia; » 3 colheres (sopa) de chia; » Sal à gosto; » Pimenta do reino à gosto.


MODO DE PREPARO

Para preparar essa receita você pode utilizar apenas as florzinhas da couve-flor.

PIZZA_COUVEFLOR2

Cozinhe por 10 minutos no vapor, depois triture  em um processador, ou no mix junto com o alho. Depois, transfira esta massa para um pano de prato, para drenar o excesso de água. Transfira a massa para um bowl, acrescente o ovo, o queijo ralado, o farelo de aveia, o orégano, sal e pimenta. Misturar bem.

PIZZA_COUVEFLOR3

Untar a assadeira com um pouco de óleo de coco (ou azeite de oliva), ou usar um papel manteiga para forrar a forma. Modele a massa em forma de um disco de pizza. Depois, leve ao forno preaquecido 220°C por aproximadamente 20 min ou até que as bordas comecem a dourar.


Retire a massa do forno (mantenha o forno ligado) e com a ajuda de uma espátula, vá desgrudando a massa do fundo aos poucos para não quebrar. Espalhe uma camada de molho, adicione o queijo e a cobertura de sua preferência. Volte ao forno para terminar de assar, apenas o tempo de derreter o queijo e a massa ficar dourada por baixo.


Molho de tomate caseiro


Já postamos aqui no blog a receita de molho de tomate caseiro, dá uma olhada no link aqui em baixo.

Passo-a-passo de um molho de tomate caseiro e fácil de fazer, para usar e abusar nas receitas

Porém, para esta pizza não deu tempo preparar o molho caseiro, por isso usamos o molho Marinada da marca Irresistibles. Se você mora em Toronto, achará ele fácil no Metro.


SUGESTÃO DE RECHEIO » 1 xícara de molho de tomate caseiro; » Folhas de manjericão fresco à gosto; » 1 tomate, cortado em rodelas; » ¼ xícara de queijo parmesão ralado; » 1 colher (chá) de manjericão seco; » 2 xícaras de queijo mussarela.


Rende uma pizza média. Sirva de preferência ainda quente.

PIZZA_COUVEFLOR4

bottom of page