top of page

Uma versão mais saudável do tradicional Mungunzá nordestino para você fazer em casa

Atualizado: 7 de jun. de 2021

Quem me conhece sabe da paixão que tenho pelas comidas de milho, então sempre estou fazendo esta versão mais saudável do tradicional Mungunzá, tão conhecido aqui no Nordeste. Para quem não conhece, o Mungunzá é uma iguaria doce feita de grãos de milho-branco levemente triturados, o prato faz parte da culinária nordestina, onde é apreciado durante todo o ano, diferentemente de outras iguarias de milho, que são geralmente feitas apenas no período junino.



Dependendo da região do país ele será reconhecido com diferentes nomes, no Sudeste ele é conhecido como canjica, mas a origem deste delicioso prato é africana e vem do kimbundo mu’kunza, que em português se traduz por “milho cozido”.


INGREDIENTES » 250g de milho próprio para mungunzá já hidratado; » 500ml de água mineral; » 1 pau de canela; » 2 cravos-da-índia; » 1l de leite de coco caseiro; » 2 colheres (sopa) de adoçante natural Stevia; » Canela em pó ao gosto.


MODO DE PREPARO Coloque o mungunzá em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 12 horas. Escorra, lave e adicione a água levando ao fogo numa panela de pressão por aproximadamente 30 minutos adicionando o pau de canela, os cravos-da-índia e o leite de coco. Quando o milho estiver macio, acrescente o adoçante natural. Misture bem e acrescente o leite já pré-aquecido. Deixe ferver, mexendo de vez em quando até o mungunzá ficar cremoso e só depois desligue o fogo. Fique atenta: Quando estiver ainda quente ele dará a impressão de estar mais líquido, mas conforme vai esfriando, o mungunzá vai engrossando devido ao amido.


Despeje o Mungunzá em uma tigela funda e sirva polvilhada com canela em pó. Se não gosta muito de canela experimente polvilhar com paçoca esfarelada, também fica uma delícia!


Dica: Resfrie, coloque o Mungunzá em uma embalagem de plástico própria para congelamento, etiquete e congele em freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar o mungunzá deixe na geladeira por cerca de 12 horas. Coloque o mungunzá na panela e aqueça novamente antes de servir.


Se você gostou desta receita, deixe um comentário aqui em baixo!


Bjo, Li.


bottom of page