top of page

Saiba como preparar uma deliciosa geleia de morango caseira

Atualizado: 16 de jul. de 2021

A fruta concentra nutrientes importantes para evitar o envelhecimento precoce da pele, como as antocianinas, o silício e a vitamina C, que ajuda na cicatrização dos ferimentos, fortalece a parede dos vasos sanguíneos melhorando a circulação e aumenta a absorção do ferro combatendo a anemia. Estudos mostram que o alto consumo da substância pode diminuir o risco de ataques cardíacos. A fruta é ideal para quem está de dieta, pois dez morangos médios (cerca de 100g) têm apenas 30 calorias.


O morango está entre os 20 melhores frutos em capacidade antioxidante e é uma excelente fonte de manganês e potássio.


Os benefícios da chia para saúde incluem a melhoria do trânsito intestinal, melhora do colesterol e até diminuição do apetite, porque a chia é nutricionalmente muito rica em fibras e vitaminas. As sementes de chia conseguem absorver uma grande quantidade de água e, por isso, formam um gel que ocupa algum espaço no estômago, diminuindo a vontade para comer. A semente de chia tem em sua composição ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que fazem desta semente um excelente complemento nutricional, natural e econômico.


Na hora da feira, prefira morangos orgânicos, que são livres de agrotóxicos. Estes que eu usei na receita foram colhidos por nós diretamente na fazenda. Já fiz um post aqui sobre como foi a nossa experiência de colher os próprios morangos na Kennie's U Pick Strawberry Farm.


INGREDIENTES


» 350g de morango;

» 100g de açúcar Golden Yellow Sugar (você pode usar também Stevia ou açucar Demerara);;

» 1 colher (sopa) de suco de limão;

» 2 colheres (sopa) de semente de chia.


MODO DE PREPARO


Em uma panela, coloque os morangos limpos e sem os cabinhos. Amasse grosseiramente com um garfo, adicione o açúcar e deixe descansando por 10 minutos. Jogue o suco de limão e cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando. Como o auxílio de uma colher de madeira, mexer de vez em quando em fogo baixo em formato de “8”. A espuminha rosada que se formar pode ser retirada se você preferir, isso vai evitar que a geleia fique turva.


Depois de 20 minutos de fervura, a geleia deve estar espessa. Observar a mudança na consistência, e com o fogo desligado adicione a semente de chia. Passe a espátula no meio dela, se abrir um canal que não se fecha, pode tirar do fogo.


Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, ou mesmo geleias, feitas em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados.


Como esterilizar os vidros


Pegue aqueles vidros de conserva entulhados no fundo do armário e lave muito bem com detergente e água quente. Coloque-os em uma panela funda e remova as tampas de alumínio, que devem ser fervidas em outra panela. Cubra-os completamente com água e ferva por 10 minutos. As tampas de alumínio não podem ser fervidas a todo vapor, mantenha as bolhas pequenas.


Depois desse tempo, retire com um pegador, não pode encostar o dedo! Deixe-os escorrendo sobre um pano limpinho ou papel toalha e eles estarão prontos para receber a sua geleia de morango e outras obras-primas de sua criação.


Sem encostar um fio de cabelo sequer, coloque a geleia quente nos vidros. Limpe as beiradas e leve novamente para a panela, para ferver por mais 15 minutos. Retire-os da água e deixe esfriando. Se os vidros tiverem sido selados corretamente, a tampa vai ter descido um pouco. A esterilização é um processo simples, mas indispensável para a conservação dos alimentos e para o seu bem-estar.


Bjo! Li.


bottom of page