top of page

Colhendo morangos na fazenda Kennie's U Pick Strawberry Farm

Atualizado: 14 de jul. de 2021

Fomos convidados pelos nossos vizinhos Canadenses a visitar uma das maiores fazendas de morando de Nova Scotia, uma experiência que nunca tínhamos experimentado antes, mesmo já tenho passado alguns verões no Canadá.


Kennie's U Pick Strawberry Farm - Nova Scotia

Já comentei aqui antes que no Brasil tínhamos acesso a muitas frutas tropicais, boa parte delas recebidas diretamente do sítio de frutas orgânicas do meu sogro – frutas frescas, colhidas no dia e sem nenhum agrotóxico. Um privilégio para quem mora em cidades urbanas. Além disso, desde criança tive a oportunidade de coletar frutas diretamente das árvores próximas da minha casa, e isso sempre fez parte da minha infância. Mas nunca tive a oportunidade de visitar uma plantação, muito menos poder colher o fruto diretamente das milhares de plantinhas baixinhas que você tem que ter cuidado para não pisar.


Colher morangos diretamente das fazendas produtoras é uma prática comum em todo o Canadá, onde muitas propriedades abrem suas portas, e lojinhas, para receber a população local. Um passeio pelas áreas rurais de Nova Scotia não só traz paisagens incríveis, mas também nos dá a oportunidade de visitar fazendas locais que oferecem uma abundância de frutas e vegetais que você pode colher na temporada. É um ótimo programa em família, especialmente com crianças.


A fazenda que visitamos foi a Kennie's U Pick Strawberry Farm, localizada a pouco mais de uma hora de Halifax, na região de Hants County. O local não tem uma superestrutura para receber turistas, é uma coisa mais local, por isso não espere encontrar outras atrações que não seja colher morangos! Afinal, estávamos lá para isso!


Assim que você chega, os funcionários te orientam como trafegar de carro pelas ruas de barro da fazenda até chegar ao estacionamento, que fica ao lado do local de colheita. Logo na entrada, sentada numa mesinha, uma senhoria explica como funciona o processo e oferece as cestinhas. Cada pessoa, incluindo as crianças, precisa comprar, pelo menos, uma cestinha que custa $2.25 e é paga apenas em dinheiro na hora da sua saída. Para dar mais tempo de atração, compramos duas cestinhas para cada criança e uma para cada adulto.


A fazenda não tem muita burocracia, e você logo tem acesso a um campo gigante onde pode escolher qualquer uma das fileirinhas de plantas repletas de morangos. É permitido você comer alguns morangos enquanto está colhendo e enchendo a sua cestinha, afinal quem resiste a tantas gostosuras? Foi muito bom ver os meus filhos em contato com a natureza, correndo pelo campo, colhendo (e comendo) seus próprios morangos. Para mim como mãe foi um privilégio poder proporcionar essa experiência única para eles, que pela primeira vez, estavam colhendo morangos na fazenda e coletando seus próprios alimentos. Confesso que me diverti muito também.



Colhendo os melhores morangos


Dicas para colher os melhores morangos, especial para os brasileiros que moram no Canadá:


» Não se deixe impressionar pelo tamanho, os morangos de tamanho médio geralmente são os mais docinhos.

» Morangos são frágeis, por isso examine bem o fruto antes de colher. Evite frutos com manchas, ou com qualquer outra cor que não seja o vermelho vivo.

» Os mais perfumados são os melhores, isso é um bom sinal de que a fruta está suculenta.

» Na hora da colheita, corte o talo, deixando um pouco da haste e das folhinhas verdes, isso ajudará a conservar a fruta por mais tempo. Retire o talo e as folhinhas apenas na hora de consumir.


Dicas para fazer o morango durar mais


Ok! Foi uma experiência incrível, nos divertimos bastante, as crianças tiveram momentos memoráveis e chegamos em casa com seis cestinhas cheias de morangos maduros. E agora, o que fazer para manter os morangos por mais tempo, sem estragar? Segue aqui algumas do que eu fiz para conservá-los por mais tempo.


» Separe os morangos que vai comer no dia e lave-os com cuidado. Se desejar, em um bowl com água, misture uma parte de vinagre para dez de água. Ou seja, para cada 100ml de vinagre adicione 1 litro de água. Lave os morangos com esta solução e em seguida, enxugue um por um com um papel-toalha. Retire o talo e as folhinhas na hora de consumir, ou guarde-os em um pote de vidro com tampa. Sugiro você forrar o fundo do pote com uma folha de papel-toalha.


» Para os que você não vai consumir no dia, guarde-os em um saco plástico tipo ziploc, retirando o máximo de ar que conseguir. Depois congele.


Receitas que já postei aqui no site:


Espero que tenha gostado das dicas e aproveite o verão comendo morangos!


Apoie sua comunidade, compre local!





bottom of page