top of page

Aprenda a fazer Petit Suisse caseiro, mas conhecido como Danoninho

Atualizado: 19 de mai. de 2020

Sobremesa preferida das crianças, os queijos do tipo Petit Suisse, precisam ser consumidos com atenção. Alguns têm menos da quantidade de minerais declarada e todos abusam na quantidade de açúcar.


O Danoninho tradicional não é considerado um iogurte e sim uma sobremesa pela grande quantidade de açúcar e corante, por isso faz mal às crianças e você não deve dar aos seus filhos. Faça uma versão mais saudável em casa e sirva para toda a família.



O Petit Suisse é um queijo fresco, não maturado, obtido pela coagulação do leite desnatado com coalho ou enzimas e bactérias sendo fermentado, pasteurizado e tem uma alta concentração de leite de vaca. Pode ainda haver acréscimo de condimentos, como frutas. O processo de fabricação desse queijo proporciona uma consistência mais densa, alta umidade, maior teor de proteínas (mínimo de 6%) e cálcio.

Os mais conhecidos são os Danoninho, Chambinho e Ninho Soleil. Entretanto, em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Direitos do Consumidor, revelou que ele tem muito mais corantes e muito mais açúcar do que se imagina, e ao contrário do que anunciam, não tem a quantidade de vitaminas e ferro citadas.


Veja o que diz uma pesquisa da Proteste sobre Petit Suisse:


Açúcar demais, proteína de menos Conforme apuramos em nosso teste, os petit suisse apresentam açúcar em excesso, o que é prejudicial à saúde das crianças, que acabam se acostumando ao paladar doce desde cedo. Se uma criança de 7 a 10 anos consumir um potinho, estará ingerindo 27% do limite diário máximo de açúcar de absorção rápida. Se tiver de 4 a 6 anos, 32%. Valor muito acima do ideal recomendado – no máximo, 10%.


Além do problema descrito acima, muitas mães dão o Danoninho como sobremesa logo após as refeições, e como ele é um produto lácteo, atrapalha a absorção do ferro, e pode causar anemia. O ideal é que qualquer produto lácteo seja oferecido, no mínimo, uma hora antes ou depois as refeições.


INGREDIENTES

» 10 morangos;

» 1 pacote de gelatina incolor (pode usar ágar-ágar também);

» 1 colher (sopa) de biomassa de banana verde;

» 1 pote de iogurte natural (pode ser iogurte grego sem açúcar);

» 2 colheres (sopa) de mel.


MODO DE PREPARO

Higienize os morangos e bata-os no liquidificador com o iogurte, a biomassa de banana verde e o mel. Reserve. Hidrate a gelatina conforme instruções da embalagem e bata no liquidificador junto com os demais ingredientes.


Distribua em pequenas formas e leve para geladeira por, no mínimo, 2 horas.


Bjo! Li.


Foto: Bando de imagens.


bottom of page