A minha versão canadense do tradicional Mungunzá (canjica)

Mungunzá ou canjica? Seja lá como você conhece este prato, é possível prepará-lo aqui no Canadá. Saiba como fazer este delicioso prato de uma forma prática e fácil.



O Mungunzá é prato muito consumido nas festas juninas do Nordeste – a minha preferida, digo assim de passagem. Mas ele também é conhecido por diferentes nomes, em São Paulo é canjica ou curau, já no Rio de Janeiro é conhecido como canjiquinha, em Minas Gerais como piruruca e em alguns lugares da região centro-oeste ele é encontrado como chá-de-burro.


A diversidade do prato não fica apenas no nome, ele também pode ser preparado de diferentes formas, inclusive na sua versão doce ou salgada. No Nordeste, por exemplo, ele é tradicionalmente preparado com milho tipo amarelo e na versão doce, mas também pode ser com milho branco, que por sinal foi a minha opção aqui no Canadá, pois esta versão é mais fácil de ser encontrada por aqui.


Conta a lenda que o nome mu’kunza tem origem africana, especificamente do quimbundo, uma língua falada em Angola pelos ambundos, que significa milho cozido. Outras versões, sugerem a origem do nome vinda do quicongo, com significado de papa de milho grosso cozido, também falado em Angola. No Brasil, o prato chegou através dos escravos que trabalhavam com o corte de cana-de-açúcar e adicionavam alguns tipos de carnes com ossos para dar um gosto mais forte e sustentar as longas jornadas de trabalho.


INGREDIENTES


» 500g de milho de mungunzá previamente hidratados e cozidos;

» 800ml de leite de coco;

» 300ml de leite integral;

» 1 lata de leite condensado;

» ½ xícara de coco ralado;

» 2 canelas em pau;

» 10 cravos (sem as bolinhas).


MODO DE PREPARO


Você vai começar hidratando o milho do mungunzá em água por cerca de 8 a 10 horas. Você vai colocar os grãos em um bowl com o dobro da quantidade de água.


Depois de hidratado escorra a água e adicione o triplo de água nova. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Depois de hidratar e cozinhar o milho, vamos a receita do mungunzá!


Em uma panela, coloque o milho do mungunzá já hidratado e cozido. Adicione o leite de coco, o leite integral e mexa bem até ficar uniforme. Acrescente o leite condensado e misture novamente.


Adicione a canela em pau, os cravos e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, sempre dando uma leve mexida para que os grãos não grudem no fundo da panela.


Passado os 15 minutos, desligue o fogo e coloque em um bowl, polvilhe canela em pó por cima e sirva ainda quente.




Se você tiver acesso ao milho amarelo, prefira este, pois apesar do sabor ser bem similar, o prato fica muito mais bonito!


🍁 Bjs, Li.


#SaborBrasil #SaoJoao