top of page

Uma geleia caseira de damasco, sem açúcar e amiga da dieta

Atualizado: 2 de mai. de 2021

O damasco é uma fruta da família do pêssego e é uma fruta extremamente nutritiva. Consuma esta deliciosa fruta sem precisar trapacear sua dieta, prepare em casa esta geleia caseira de damasco sem açúcar.



Ele é rico em vitaminas (A, B, C e E), em minerais, como o ferro, o potássio, o magnésio e o cálcio, em ácido fólico, em betacaroteno e em fibras. Como é rico em betacaroteno, auxilia na imunidade e ajuda na proteção contra os raios solares. O damasco é rico em triptofano, aquele aminoácido que é fundamental na formação da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, que super influi no nosso humor. Por ser rico em fibras, o damasco faz uma verdadeira faxina no organismo, além de promover uma maior sensação de saciedade.


O damasco é rico em triptofano, aquele aminoácido que é fundamental na formação da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, que super influi no nosso humor. Por ser rico em fibras, o damasco faz uma verdadeira faxina no organismo, além de promover uma maior sensação de saciedade.


Para quem é viciado em doces, uma boa opção é trocar o doce pela geleia caseira, que concentra frutose, supre a necessidade de comer doces, não contém gorduras e é pouco calórica!

Ele não contém gordura e apresenta poucas calorias, cerca de 50 em três unidades do fresco e 85 em cinco secas.

Sua casca e polpa amareladas, ligeiramente rosadas ou alaranjadas são, portanto, bastante benéficas para o organismo. A vitamina A, por exemplo, traz saúde para os cabelos, para a pele e também é essencial para o desenvolvimento da visão. Já as vitaminas do complexo B ajudam a fortalecer o organismo contra as infecções, cicatrização de feridas e ajudam na formação de anticorpos. E, por sua vez, é a vitamina C que contribui para as defesas naturais e ajuda a absorver o ferro, uma substância, por sua vez, essencial para os glóbulos vermelhos.


Se você pratica exercícios físicos com regularidade, abuse especialmente do damasco seco: fonte de vitaminas e minerais, repõe com rapidez a energia perdida com os treinos e, como é pequeno e dispensa refrigeração, pode ser levado em um recipiente fechado.


INGREDIENTES

» 2 xícaras (chá) de damasco seco;

» 1 xícara (chá) de suco de laranja;

» 3 xícaras (chá) de água;

» 1 canela em rama;

» 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira.


MODO DE PREPARO

Pique os damascos em cubinhos e transfira-os para uma panela média. Adicione à panela o suco de laranja, a água e a canela em rama. Misture e leve ao fogo médio até ferver. Cozinhe em fogo médio por aproximadamente 30 minutos com a panela semiaberta, mexendo de vez em quando. Pressione os damascos com as costas de uma colher durante o processo.


Desligue o fogo e amasse um pouco mais os damascos. O ponto perfeito é quando a geleia fica um pouco líquida, pois ainda vai endurecer depois que esfriar. Junte a água de flor de laranjeira e transfira para um pote de vidro esterilizado. Em seguida, tampe e armazene na geladeira.


Já postei isso aqui, mas vale à pena repetir. Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, ou mesmo geleias, feitas em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados.


Como esterilizar os vidros


Pegue aqueles vidros de conserva entulhados no fundo do armário e lave muito bem com detergente e água quente. Coloque-os em uma panela funda e remova as tampas de alumínio, que devem ser fervidas em outra panela. Cubra-os completamente com água e ferva por 10 minutos. As tampas de alumínio não podem ser fervidas a todo vapor, mantenha as bolhas pequenas.


Depois desse tempo, retire com um pegador, não pode encostar o dedo! Deixe-os escorrendo sobre um pano limpinho ou papel toalha e eles estarão prontos para receber a sua geleia de morango e outras obras-primas de sua criação.


Sem encostar um fio de cabelo sequer, coloque a geleia quente nos vidros. Limpe as beiradas e leve novamente para a panela, para ferver por mais 15 minutos. Retire-os da água e deixe esfriando. Se os vidros tiverem sido selados corretamente, a tampa vai ter descido um pouco. A esterilização é um processo simples, mas indispensável para a conservação dos alimentos e para o seu bem-estar.

Preparei esta geleia para acompanhar minhas bolachinhas de arroz, que, por sinal, fizeram um par perfeito e super gostoso. Mas você pode usar com qualquer coisa que fica incrível: bolos, como acompanhamento de carnes, pães, torradas etc. De qualquer outra forma que vocês imaginarem, tenho certeza que ela cairá muito bem.


Bjo! Li.


bottom of page