top of page

Brigadeiro FIT de tâmaras, o melhor amigo das dietas

Atualizado: 15 de jul. de 2021

O brigadeiro, além de ser um dos doces brasileiros mais famosos no mundo, é de longe um dos mais amados pelas mulheres, porém costuma ser muito calórico devido ao leite condensado, chocolate em pó e manteiga. Hoje eu trago para vocês uma versão que é amiga das dietas! O brigadeiro FIT de tâmaras é fácil de fazer e fica muuuuito parecido com a versão tradicional.


Brigadeiro FIT de Tâmaras

Uma receita de brigadeiro fácil e saudável


Esta receita é uma versão muito mais saudável do que a do brigadeiro comum e é ideal para quem deseja ter hábitos mais saudáveis ou cuidar do seu peso, sem abrir mão do seu doce favorito. Fiz ele na versão brigadeiro de colher porque achei mais fácil para as crianças, mas você pode fazer também na versão tradicional.


Não sei se você sabe, mas a tâmara, além de ser muito explorada na culinária, ela é uma substituta natural do caramelo. Apesar das tâmaras secas serem mais calóricas do que as frescas, ela contêm algumas vitaminas e minerais importantes, além de uma boa quantidade de fibras, além de serem ricas em antioxidantes.


INGREDIENTES


» 8 tâmaras sem caroço (8h na água de molho);

» 6 colheres (chá) de cacau em pó sem açúcar;

» 2 colheres (chá) de óleo de coco;

» Granulado sem lactose;

» 1/4 colher (chá) de essência de baunilha.

MODO DE PREPARO


Corte as tâmaras em pedaços pequenos pra ajudar o processador. Se estiver usando um mixer, adicione o óleo de coco e a essência de baunilha despejando próximo à lâmina, para ajudar a bater. Misture tudo e bata com muita paciência em um mixer ou liquidificador. Você precisa bater, parar um pouco, e mexer com uma colher algumas vezes. Depois reinicie todo o processo novamente. Pode deixar uma mistura cremosa ou com pedaços pequenos para uma versão mais rústica, fica a seu gosto.


Brigadeiro FIT de Tâmaras

Uma ótima opção para quem é diabético, porém é muito importante verificar com seu médico se você pode consumir tâmaras. E ao compra-las, verifique no rótulo se contém apenas tâmaras. Verifique também o granulado, ele deve ser puro cacau, sem adição de açucar.


Dica: Se preferir, enrole e guarde na geladeira ou freezer por 30 minutos. Você também pode empanar os brigadeiros em castanhas trituradas ou pistache e cacau em pó. Fica uma versão gourmet!


🍁 Bjs, Li.

Confira esta e outras dicas no nosso perfil no Instagram. Todas as semanas, dicas e receitas novas para você se adaptar ao estilo de comida do Canadá sem perder o tempero brasileiro.


bottom of page