top of page

Bolo junino de paçoca com cobertura de brigradeiro de amendoim

Atualizado: 25 de jun. de 2021

Apesar de ter as mesmas origens, as festas juninas comemoradas no Canadá só são celebradas nos dias 23 e 24 de junho e apenas nas cidades que sofreram colonização francesa. Em Quebec, por exemplo, o dia 24 é feriado em comemoração à Fête de la Saint-Jean-Baptiste, acredito que seja a versão francesa do nosso São João. Seja lá onde você estiver, e o que estiver comemorando, não deixe de preparar um prato especial neste mês de junho e aproveitar o verão canadense.


Bolo junino de paçoca com cobertura de brigradeiro de amendoim

Hoje vou compartilhar com vocês uma sugestão especialmente preparada para os brasileiros que moram no Canadá e que amam comidas juninas.


INGREDIENTES


» 1 ½ xícara de farinha de trigo;

» ½ xícara de óleo;

» 125ml de leite integral;

» 4 colheres (sopa) de iogurte natural;

» ½ xícara de açúcar Yellow Sugar (pode ser mascavo);

» ½ xícara de paçoca esfarelada;

» 1 colher (sopa) fermento em pó;

» 3 ovos.


MODO DE PREPARO


Pré-aqueça o forno à 180 graus.


Coloque os ovos, o óleo, e o açúcar em um bowl e bata na batedeira até um ficar uniforme. Adicione o iogurte natural aos poucos e bata mais um pouco.


Em seguida, coloque metade da farinha de trigo e metade do leite e bata mais um pouco. Depois, adicione a outra parte da farinha de trigo e a outra parte do leite e bata mais um pouco até ficar uniforme.


E chegou a hora tão esperada! A hora de adicionar a paçoca. Para isso, eu não usei a batedeira, usei uma colher de silicone e misturei com muito carinho. Depois que a paçoca estiver bem misturada, coloque o fermento e misture novamente.


Despeje na forma e coloque para assar por 30 minutos. Faça o teste do palito para ter certeza de que o bolo está assado.


Dica de como fazer o teste do palito: Espete um palito no meio do bolo, se o palito sair limpinho, o bolo está pronto.


Para a cobertura

» 1 lata de leite condensado;

» ½ xícara de paçoca esfarelada;

» 4 colheres (sopa) de leite integral;

» 1 colher (sopa) de manteiga.


» 3 colheres (sopa) de paçoca esfarelada para decorar.


Leve ao fogo em uma panela o leite condensado, o leite integral, a manteiga e a paçoca. Mexa bem até ficar em ponto de brigadeiro mole.


Despeje essa misturinha em cima do bolo e polvilhe a paçoca esfarelada, que ficou separada, para decorar. E está pronto!


Você também vai gostar de:


Compre o que você precisa:



🍁 Bjs, Li.


bottom of page