top of page

Saiba porque você deve incluir o alho na sua dieta alimentar

Atualizado: 19 de jun. de 2020

O alho vai muito além do tempero e é conhecido mundialmente por suas propriedades antivirais. Na Rússia, por séculos foi conhecida como Russian penicilina, e foi usado repetidamente para o tratamento de doenças respiratórias. São as propriedades de aumento do sistema imunológico que o alho possui que o tornam um tratamento eficaz para alergias. Mas não é só isso. O alho, que é rico em antioxidantes, também é altamente nutritivo para nosso corpo. Inclusive, contém pouquíssimas calorias.



Inclua um dente de alho em sua alimentação diária, ele pode ajudar, entre outras coisas, a combater fungos e bactérias, reduzir o colesterol, bem como ajudar a combater alergias e melhorar doenças inflamatórias. O alho também pode ajudar a defender o organismo contra infecções bacterianas, melhorando a saúde do sistema imunológico.


Se você está preocupada com o cheiro, tente experimentar alho confitado, que reduz a acidez e o cheiro de alho na boca. Uma dica para obter os melhores resultados, é amassar o alho e deixá-lo descansando por 10 minutos antes de usar, estudiosos dizem que com isso, você aumenta a quantidade de alicina, a principal responsável pelas propriedades benéficas à saúde.


Na cozinha, uma boa dica é adicionar o alho cru durante o cozimento do arroz. Se você quiser continuar refogando, tudo bem, mas coloque também uma colher de chá de alho picado depois que adicionar água ao arroz. Eu também sempre uso em forma de patê para colocar na torrada, ou até em forma de molhos para a salada.


Para quem tem mais sensibilidade nas mãos, como eu, a melhor forma de descascar o dente de alho é colocá-lo de molho na água por uns 5 minutos antes de manuseá-lo. Isso vai facilitar a retirada da pele e também reduzir a acidez para não queimar a suas mãos.


Me fala aí, você tem hábito de consumir esse tempero em seu dia a dia? Se não, porque?


🍁 Bjs, Li.

Confira esta e outras dicas no nosso perfil no Instagram. Todas as semanas, dicas e receitas novas para você se adaptar ao estilo de comida do Canadá sem perder o tempero brasileiro.


bottom of page