top of page

Saiba como preparar um delicioso confit de alho

Atualizado: 19 de jun. de 2020

De origem francesa, o confit é uma tradição consagrada pelo tempo e usada por cozinheiros domésticos e chefs para salgar e cozinhar lentamente um ingrediente em gordura. Confit é uma técnica tradicionalmente usada para preservar carnes, cozendo-as em sua própria gordura. O exemplo mais conhecido é confit de pato. Mas o termo "confit" pode ser usado para descrever qualquer ingrediente, incluindo vegetais, que tenha sido cozido lentamente em gordura a baixa temperatura.



As Origens do Confit

Antes da refrigeração, os humanos precisavam de uma maneira de preservar os alimentos para que não apodrecessem. Caçadores e cozinheiros que datam do século XV fizeram um grande confito salgando as pernas e as asas dos pássaros antes de mergulhá-los em gordura e armazená-los em um local fresco e escuro para amadurecer por meses. O que começou como uma forma de segurança alimentar se transformou em uma técnica culinária altamente conceituada usada por chefs franceses, que depois exportaram confit para todo o mundo.


Aqui, vamos cozinhar o alho em azeite com algumas ervas para potencializar ainda mais o sabor. É extremamente simples, mas demanda certa atenção.


INGREDIENTES

» 250g de alho descascado;

» 250ml de azeite extra virgem de avocado;

» 5 ramos de tomilho fresco;

» 1 pimenta de cheiro cortadinha.


MODO DE PREPARO

Pré aqueça o forno à 100 graus. Isso mesmo 100 graus apenas! O confit é feito em cozimento lento e em baixa temperatura. Para que seu azeite não óxide com altas temperaturas.


Em um refratário espalhe os dentes de alhos descascados, coloque o azeite de avocado por cima do alho de forma que o cubra totalmente - é muito importante o tamanho do seu refratário para que você não precise usar muito azeite, é preciso cobrir os alhos totalmente e quanto maior for o refratário mais azeite você vai gastar.


Continuando, coloque os ramos de tomilho fresco imersos no azeite e em seguida a pimenta de cheiro, esses dois juntos vão incluir sabor.


Leve ao forno a 100 graus por aproximadamente 50 min. O tempo vai depender muito do seu forno.

Passado esse tempo, abra o forno e pegue um dente de alho e experimente para ver se está na textura que você deseja - eu gosto quando consigo amassar facilmente ele com um garfo, por isso muitas vezes acabo deixando ele cozinhar por mais 30 min. Mas vai depender de como você prefere. Isso é uma questão muito pessoal.


Quando estiver bom para você, retire do forno e coloque pra esfriar. Depois armazene em um pode de vidro e leve-o para a geladeira. Você vai poder usá-lo em torradas, no pão, ou na salada (como eu uso) junto com esse azeite que também dá todo um sabor na comida.


🍁 Bjs, Li.

Confira esta e outras dicas no nosso perfil no Instagram. Todas as semanas, dicas e receitas novas para você se adaptar ao estilo de comida do Canadá sem perder o tempero brasileiro.


bottom of page