top of page

Muffin de banana com aveia. Rápido, saboroso e fácil de fazer

Atualizado: 21 de mai. de 2020

A junção da banana com a aveia faz uma combinação perfeita para o momento do lanche e pode ganhar um sabor ainda mais especial com outros ingredientes, como é o caso da aveia que usamos nesta receita. Esse cereal é rico em fibras, por isso contribui com a saúde, além de auxiliar na eliminação dos quilinhos indesejados.



Nesta receita eu preparei um muffin saudável e super prático de fazer, que dá até para chamar os filhos para ajudar no preparo. Eu geralmente preparo todo o mise em place e depois convido-os para participar das misturas e montagem nas forminhas. É uma excelente opção para levar de lanche para o trabalho, ou mandar na lancheira da escola – principalmente se eles ajudarem a fazer, pois além de vitaminas e minerais, ele fornece carboidratos (banana e aveia), fibras (aveia), proteínas (ovos) e gorduras boas (amêndoas).


INGREDIENTES » 1 xícara de aveia em flocos » 1½ xícara de farinha de amêndoas » 1 colher (chá) de fermento em pó » ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio » ½ colher (chá) de canela em pó » 4 colheres (sopa) de óleo de coco (ou manteiga derretida e fria) » 1 colher (chá) de extrato de baunilha » 6 colheres (sopa) de mel » 120ml de leite » 1 ovo grande » 6 ameixas secas médias » 2 bananas maduras grandes » ⅓ de xícara de amêndoas ou castanhas picadinhas


MODO DE PREPARO Preaqueça o forno a 200 graus. Unte ou forre com forminhas de papel próprias para forno uma forma de muffins. Em uma tigela grande, misture a aveia, a farinha de amêndoas, o fermento em pó, o bicarbonato e a canela. Em um prato amasse as bananas e corte as ameixas. Em outra tigela, misture até ficar homogêneo o ovo, a manteiga derretida, a baunilha, o mel e o leite. Adicione os ingredientes líquidos aos secos, misturando apenas até a massa ficar homogênea. Por último, junte a banana amassada, as ameixas cortadas e as amêndoas.


Nunca encha as forminhas até o topo, quando eles crescerem podem derramar na forma. Divida a massa igualmente entre os 12 espaços da forma de muffins. Leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até que o topo esteja dourado e um palito saia seco ao ser inserido no meio de um dos muffins.

Bjo! Li.


bottom of page