top of page

Surpreenda a família com este escondidinho de linguiça toscana

Atualizado: 20 de dez. de 2020

O escondidinho é uma receita bem tradicional na região Nordeste do Brasil, preparado com carne seca (ou charque) e queijo coalho, mas aqui vou apresentar uma nova versão usando a linguiça toscana. Uma delícia de prato que você pode servir no seu almoço de fim de semana em família, eles vão se surpreender com esta gostosura!



INGREDIENTES

Para o creme

» 500g de macaxeira cozida;

» 2 colheres (sopa) de requeijão (usei o da marca Puck);

» 1 colher (sopa) de manteiga ghee derretida;

» Sal a gosto;

» Pimenta do reino a gosto.


Para o Recheio

» 400g de linguiça toscana triturada (ou calabresa);

» 1 colher (sopa) de azeite;

» Coentro a gosto.


Para montar e gratinar

» 200g de queijo mussarela;

» 100g de queijo Halloom ralado (este me lembra muito o queijo coalho, se não tiver pode usar queijo parmesão ou mussarela);

» Coentro e cebolinha a gosto.


MODO DE PREPARO

O primeiro passo é triturar a toscana no processador. Em seguida, coloque um fio de azeite na frigideira e asse a toscana. Desligue o fogo, adicione o coentro e reserve.


Descasque a macaxeira, corte em pedaços e cozinhe em água e sal numa panela de pressão por cerca de 10 minutos, depois que a panela começar a chiar. O próximo passo é amassar bem a macaxeira até ela ficar com a consistência de um purê. Em seguida, coloque a manteiga ghee derretida, o requeijão, o sal e a pimenta do reino. Mexa bem até virar um purê.

Coloque uma camada do purê de macaxeira em um refratário, em seguida uma camada do recheio e por cima uma camada de queijo mussarela. Em seguida mais uma camada da macaxeira e finalize com o restante da toscana. Decore com um pouco de coentro, cebolinha e queijo Halloom.


Dica: Com esta receita de escondidinho você pode variar o recheio à sua escolha. Pode fazer de toscana, de calabresa, carne seca, carne moida ou frango desfiado. Bom apetite!


🍁 Bjs, Li.



Confira esta e outras dicas no nosso perfil no Instagram. Todas as semanas, dicas e inspirações para você aprender como emagrecer com saúde através de receitas saudáveis e fáceis de fazer.


bottom of page