top of page

Creme de cenoura com alho-poró, além de diurético, ajuda a eliminar toxinas do organismo

Atualizado: 22 de mai. de 2020

Aqui vai a receita de uma das sopas mais ricas em nutrientes deste blog até agora. O alho-poró é saboroso e tem um sabor adocicado e mais suave do que da cebola, mas é da mesma família. 90% do seu conteúdo é composto por água, sendo um alimento de baixa caloria.



Graças a esta grande quantidade de água, alta quantidade de potássio e baixa quantidade de sódio, também é conhecido por ser diurético, ajudando a eliminar toxinas do organismo e eliminar a retenção de líquidos. Ajuda também no combate à prisão de ventre. Seus benefícios também estão relacionados a condições respiratórias, pois ajuda a curar a tosse intensa com seu efeito antibacteriano. Possui ainda vitaminas importantes como a C, E e B6, além de ácido fólico, potássio e carotenos.


Já a cenoura, entre outras coisas, melhora a digestão e combate a prisão de ventre, por ser rica em fibras, fortalece o sistema imunológico, por ser rica em antioxidantes e previne o envelhecimento precoce, por ser rica em vitamina A e antioxidantes.


INGREDIENTES » Um fio de azeite extra virgem; » ½ dente de alho; » ½ cebola branca cortada em cubos pequenos; » 2 colheres (sopa) de alho-poró (parte branca); » 2 cenouras raladas; » ½ batata-doce; » 1 colher (chá) de gengibre ralado; » 3 unidades de cravo da índia; » 2 unidades de folha de louro; » 1 colher (chá) noz moscada; » 500ml de água; » Sal rosa do Himalaia ao gosto; » Pimenta do reino ao gosto.


MODO DE PREPARO

Separe a parte verde do alho-poró e coloque com 500 ml de água, deixe ferver por 10 minutos e reserve. Em uma panela de pressão coloque o azeite, o alho, cebola e alho-poró. Quando refogar bem, adicione o restante dos ingredientes. Adicione a água. Adicione o sal e a pimenta-do-reino. Tampe a panela e deixe pegar pressão por 10 minutos. Ao fim deste tempo, espere sair a pressão e, com um mixer ou liquidificador, tomando muito cuidado para não espirrar o conteúdo quente em você, bata bem até ter uma mistura bem homogênea e sem pedaços.


Finalizando o prato: Se julgar necessário adicionar mais água para deixar a sopa mais líquida do que um creme, fique à vontade. Sirva polvilhado com ervas finas, orégano ou manjericão desidratado.


Bjo, Li.


bottom of page