top of page

Conheça os benefícios do milho para o nosso organismo

Atualizado: 7 de jun. de 2021

São João é época de comer milho. O milho é um cereal rico em carboidratos e fibras, é uma ótima fonte de energia e ajuda a eliminar as toxinas do corpo, melhorando o funcionamento do organismo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cereal não precisa ser cortado das dietas para emagrecer, ele pode ser consumido na dose adequada.



O milho da pipoca é o mais rico em fibras, sendo um grande aliado para o bom funcionamento intestinal. Além disso, ele é o que mais contém minerais como fósforo, magnésio e zinco, enquanto o milho verde contém mais vitaminas, especialmente ácido fólico, niacina e vitamina B6.


O milho possui diversos benefícios para o organismo, conheça alguns deles:


» Previne a ação dos radicais livres; » Auxilia no bom funcionamento intestinal; » Reduz os níveis de colesterol; » Reduz os níveis de glicose no sangue; » Previne problemas cardiovasculares; » Fonte de betacaroteno, fibras e vitaminas; » Auxilia a metabolizar gordura mais rapidamente; » Auxilia no tratamento de prisão de ventre, pois melhora o trânsito intestinal e acelera a digestão; » A vitamina A presente no milho proporciona mais brilho e vitalidade para a pele, as unhas e os cabelos;

Apesar de todos os seus benefícios, seu consumo precisa ser realizado com precaução, pois é um alimento altamente calórico, logo, pode atrapalhar quem está de dieta. O milho em conserva, aquele que vem na latinha, precisa ser consumido com muita atenção, pois é rico em sódio.


Outros Benefícios do Milho


O milho também é rico em proteínas e é um dos poucos alimentos que não sofrem alteração em suas propriedades, mesmo quando enlatado ou congelado. Para escolher uma espiga de milho que seja realmente nutritiva, verifique se as cascas são verdes, e depois de abertas, se os grãos estão apertados entre si, e se estão graúdos.


Se não for cozinhar o milho logo após a compra, conserve-o na geladeira. A baixa temperatura vai preservar o açúcar natural e a vitamina C. Se você comprar ainda com casca, conserve-o nela. Vai ajudar a manter a umidade natural. Mas se quer realmente saborear uma espiga de milho com todas as propriedades intactas, deve-se cozinhá-la o mais rápido possível. O milho vai ajudá-la a prevenir doenças cardíacas, a promover a redução da hipertensão e o controle do diabetes. Além de fornecer as calorias necessárias para o metabolismo diário, pois é rico em vitaminas A, E e B. Suas fibras são benéficas para a prevenção de doenças digestivas, como hemorroidas e prisão de ventre, bem como o câncer colorretal. O milho é ainda, fonte de ácido fólico, vitaminas B1 e B5, em magnésio e fósforo, além de ácidos graxos essenciais ao nosso organismo.


Consulte sempre sua nutricionista.


bottom of page