top of page

Barrinha de Cereal: Melhor preparar a sua em casa

Atualizado: 17 de mai. de 2020

Elas prometem ser uma ótima opção para o lanche porque são práticas de armazenar e contêm fibras – nutrientes que aumentam a sensação de saciedade, dão energia e ajudam no funcionamento do intestino e na absorção de gorduras. Pelo menos na teoria.


Especialistas alertam que muitas das barrinhas de cereais que existem no mercado são, na verdade, ricas em açúcar e sódio. Para saber se a que você compra é assim, compare os ingredientes que estão no rótulo. A ordem dos ingredientes no rótulo indica quais deles estão presentes em maior quantidade na composição, então antes de comprar confira se a a barrinha é rica em fibras, e se tem frutas, castanhas ou aveia como ingredientes principais. Como nossos filhos adoram barrinhas na hora do lanche, também fique de olho porque a lecitina de soja, substância usada para dar liga no alimento, pode causar alergia nas crianças.


Você pode fazer uma barrinha mais natural em casa, segue aqui uma ótima sugestão…


INGREDIENTES » 2 xícaras (chá) de aveia em flocos » ¼ xícara (chá) de gergelim » ½ xícara (chá) de ameixas secas » ½ xícara (chá) de semente de chia » 1 colher (chá) de mel (de preferência orgânico) » ¼ xícara (chá) de amêndoa » ¼ xícara (chá) de castanha de caju » ¼ xícara (chá) de castanha-do-pará » 2 bananas d’água amassadas » 1 colher (café) de canela em pó » 1 colher (sopa) de óleo de coco Você precisará de um pouco mais de óleo de coco para untar a forma.


MODO DE PREPARO Misture todos os ingredientes numa tigela até formar uma massa homogênea. Depois, despeje a massa na forma untada com óleo de coco, alisando com uma espátula molhada para não grudar. Pré-aquecer o forno por cinco minutos a 180ºC e assar a massa por 30 minutos. Ainda quente, marcar o tamanho das barrinhas e esperar esfriar para cortar.


Como você pode ver, preparar as barras é bem simples. Baseando-se no modo de preparo descrito anteriormente você pode elaborar barras de distintos sabores. Sugerimos que experimente adicionando alguns sabores, tais como: nozes, amêndoas, sementes de linhaça, sementes de amaranto, sementes de girassol, pedacinhos de frutas etc.


Naturalmente, não é necessário utilizar todos os ingredientes de uma vez, você pode experimentar diferentes combinações, incorporando alguns deles em uma ocasião e outros diferentes em outra. Não deixe de preparar as suas próprias barras de cereais, pois são uma excelente opção, prática e saudável, para o café da manhã e lanches. São efetivas tanto para adultos como para crianças e são uma alternativa saudável de alimento a ser consumido entre uma refeição e outra. Além disso estas barras não somente possuem estas qualidades como também estimulam o trânsito intestinal.

Por ter alimentos integrais, esta barrinha irá ajudar no trânsito intestinal. Enquanto, as oleaginosas oferecem gorduras boas e as frutas secas são fontes de vitaminas, sais minerais e fibras.


Comprando no supermercado


Escolha aquelas que não possuem adição de açúcar ou gorduras e que sejam compostas por itens realmente integrais como a aveia, amaranto, chia, além de oleaginosas, como a castanha-do-pará e as nozes, e frutas secas, como o damasco e as passas.


As versões orgânicas também são ótimas para a saúde, elas geralmente não possuem aditivos químicos, como os conservantes e corantes artificiais, que estão associados ao mal funcionamento do organismo e também podem favorecer o câncer e problemas neurológicos.


A melhor maneira de saber se sua barrinha é nutritiva ou não é checando o rótulo do alimento, tanto pela tabela de composição nutricional quanto a lista e ingredientes. A orientação é que este alimento seja consumido na hora do lanche ou antes de uma atividade física, porque a barrinha é uma fonte de carboidrato importante para fornecer energia ao corpo.


Mesmo assim, ainda sugiro que você faça a sua em casa!


Bjo!

Li.


bottom of page