Uma versão canadense do nosso famoso escondidinho de carne

Atualizado: 22 de Mai de 2020

Este escondidinho de batata doce com carne é a minha versão Canadense, e um pouco mais saudável, deste tradicional prato da culinária Nordestina. Sua versão original é preparada com carne de charque (carne seca) refogada com cebola e manteiga de garrafa, coberta pelo purê de mandioca e salpicada por queijo coalho ralado, depois levado ao forno para gratinar. Meu Deus, como é gostoso! Mas, como os ingredientes tradicionais não são tão fáceis de se achar por aqui, em especial a carne de charque, resolvi fazer esta adaptação que também ficou uma delícia!



A batata doce é um dos vegetais mais nutritivos e versáteis que existe e pode ser encontrada facilmente durante todo o ano nos principais supermercados canadenses. Classificada como raiz tuberosa, a batata doce está entre os alimentos preferidos dos atletas e bodybuilders, sejam profissionais ou amadores. Isso acontece porque a batata-doce é considerada um carboidrato bom (ou “complexo”), devido ao fato de ter um baixo índice glicêmico. Além de serem ricas em fibras e potássio.


INGREDIENTES PARA O PURÊ

» 700g de batata doce; » 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso; » Sal e pimenta do reino à gosto.


INGREDIENTES PARA A CARNE

» 300g de carne (uso a Top Sirloin); » ½ cebola em rodelas finas; » Um fio de óleo de coco sem sabor; » Sal e pimenta do reino à gosto;


INGREDIENTES PARA DECORAR

» 50g de queijo mussarela ralado; » Salsinha à gosto.


MODO DE PREPARO

Cozinhe a batata doce no vapor para não perder as propriedades e não deixar ela muito mole, amasse e faça um purê. Acrescente o requeijão e tempere com pimenta e sal à gosto. Reserve. Parta a carne em pequenos cubos, refogue a cebola no óleo de coco e asse a carne. Reserve.

ESCONDIDINHO_CARNE2

Espalhe uma camada fina de purê no fundo de um refratário. Distribua o recheio de carne por cima do purê. Coloque um pouco do queijo ralado e, depois, cubra com o restante do purê. Finalize com o restante do queijo ralado e com a salsinha para decorar. Asse em forno pré-aquecido à 200º C até dourar. Se o seu forno tiver a opção “Gratinar”, use nesta função nos últimos 5 minutos para gratinar o queijo.


Sirva imediatamente!


🍁 Bjo, Li.


#SaborBrasil