Sunomono, a salada japonesa agridoce de pepinos que você pede nos restaurantes

Atualizado: Mai 13

Hoje vou ensinar para vocês como preparar um dos aperitivos mais conhecidos na culinária japonesa. O sunomono, que em japonês significa "alimentos avinagrados em conserva". Ele é um prato típico da culinária oriental, geralmente servido em pequenas porções.



Além de ser muito fácil de prepara-lo, ele é uma sugestão leve e refrescante para servir como entrada ou como acompanhamento para peixes. O sabor agridoce muito característico deste prato tamém pode ser usado como tempero pra saladas de folhas verdes, quando servidos em conjunto. Outras saladas mais salgadas também vão bem como acompanhamento desse prato.


Antes, é preciso desidratar os pepinos:


INGREDIENTES

» 2 pepinos (do tipo japonês);

» 1 colher (sopa) de sal.


Preparando o molho:


INGREDIENTES

» 1 xícara de vinagre de arroz;

» 1 xícara de açúcar;

» 1 colher (sopa) de molho shoyu (molho de soja).


MODO DE PREPARO

Comece higienizando bem os pepinos, pois você comerá com as cascas. Corte os pepinos em fatias finas, mas cuidado para não serem muito finas para não espatifá-las quando estiverem marinando no molho ou até mesmo quando estiver desidrantando.


Em seguida, misture o sal com os pepinos já fatiados e coloque-os em uma peneira com um bowl em baixo. Deixe escorrer por 20 minutos e em seguida aperte os pepinos pra retirar o excesso de água. Esta etapa é o segredo desta receita.


Enquanto os pepinos estão drenando, você já pode ir preparando o molho.


Em uma panela, coloque o vinagre de arroz, o açucar e o molho shoyu (molho de soja). Misture e deixe ferver até borbulharem, em seguida desligue o fogo e deixe esfriar por alguns minutos. Voltando para os pepinos, você vai perceber que eles terão soltado um caldo, despreze esse caldo e lave bem os peninos em água corrente para tirar bem o sal.


Coloque os pepinos onde você irá servi-lo e por cima, adicione o molho já frio. E está prontinho essa maravilha.


Gosto muito de servi-la com Salmão cortadinho em cubinhos, peixe branco ou atum. Além do gergelim.


🍁 Bjs, Li.

Confira esta e outras dicas no nosso perfil no Instagram. Todas as semanas, dicas e receitas novas para você se aventurar na cozinha, mesmo não tendo prática.


#Saladas #Pepinos #Salmão