top of page

Sopa de feijão preto especial da mamãe Lívia

Atualizado: 21 de jan. de 2021

Por aqui todos nós amamos um feijãozinho, e sopa de feijão preto é uma pedida muito frequente, principalmente pelos pequenos. E agora que estamos em pleno inverno Canadense, os pedidos de sopa sempre aumentam aqui em casa.




INGREDIENTES


» 2 xicaras de feijão preto já cozido;

» 2 xicaras de caldo do feijão (usei o do próprio cozimento);

» 1 linguiça defumada cortada em cubos;

» ¹/2 cebola ralada;

» 2 colheres (sopa) azeite;

» 1 xicara de macarrão em conchinhas (já cozido);


MODO DE PREPARO


Bata no liquidificador o feijão junto com o caldo para que vire um caldo único, meio cremoso. Algumas pessoas não temperam novamente o feijão, mas eu prefiro temperar novamente como se tivesse fazendo um novo feijão. Adiciono a essa mistura a cebola, o cuminho, pimenta do reino, coentro e sal e bato novamente até triturar bem e misturar tudo. Esse caldo vai ficar com um cheiro maravilhoso. Reserve esse caldo, já já vamos precisar dele.


Em uma outra panela coloque o azeite e doure a linguiça. Assim que elas estiverem douradas, você já pode colocar a cebola e misturar bem. É chegado o momento de adicionar o caldo do feijão que você havia reservado, misture bem para que o sabor da linguiça incorpore a esse maravilhoso caldo.


Deixe cozinhar até que o caldo mude para a cor de feijão preto cozido, ou seja deixe cozinhar por aproximadamente 10 a 15 minutos. O próximo passo será colocar o macarrão, você pode adicionar ele já cozido ou colocar o macarrão pra cozinhar dentro. Eu adicionei um macarrão já cozido que eu tinha na minha geladeira. 😋⁠


E está prontinho! Sirva bem quentinho, acompanhado por uma torradinha ou até mesmo um pãozinho quentinho. Se tiver pão francês, perfeito!


Essa receita rende 4 pratos bowls.


🍁 Bjs, Li.


Acho que você também vai gostar de:



bottom of page