top of page

Faça em casa o seu próprio molho de pimenta malagueta

Atualizado: 27 de mai. de 2020

Segundo a Bela Gil (sou fã), oferecer molhos prontos de pimenta num jantar em casa é extremamente deselegante, e eu concordo! Fazer um molho caseiro é tão fácil que você nunca mais vai querer comprar aqueles tubinhos vermelhos de supermercado. Os molhos prontos industrializados, além de não serem tão saborosos, possuem muito sódio e outros aditivos que não trazem nenhum benefício a nossa saúde, por isso, faça o seu em casa! O sabor fica super diferente e o aroma delicioso!


Foto: Banco de Imagem


A pimenta é um alimento termogênico, capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. A substância responsável por isto é a capsaicina que aumenta a taxa metabólica em até 20%. Assim, o consumo de 6 gramas de pimenta queima cerca de 45 calorias. Dê preferência ao uso da pimenta vermelha durante as refeições, pois ela estimula o sistema nervoso, aumentando a liberação de adrenalina, catecolaminas e noradrenalina, diminuindo o apetite e a ingestão de calorias.


Além disso, alguns estudos experimentais apontam que o fruto diminui o desejo de ingerir proteínas, carboidratos e gorduras. Isto provavelmente ocorre porque a pimenta aumenta a atividade do sistema nervoso simpático que afeta o comportamento de ingestão alimentar.


Associe a pimenta ao açafrão da terra, conhecido também como cúrcuma, pois ele também possui um princípio ativo (fitoquímico) super preventivo, mas pouco absorvível pelo nosso organismo. Quando associamos pimenta, garantimos essa absorção.


INGREDIENTES » 1 xícara de Pimenta Malagueta de cores variadas; » 1 dente de alho, cortado em pequenos pedaços; » ½ cebola picada; » Suco de 1 limão espremido na hora; » 2 colheres de sopa de salsinha picada; » Sal marinho; » Pimenta moída.


MODO DE PREPARO Retire os talos e corte as pimentas em pedaços e junte todos os ingredientes. Refogue a mistura em fogo baixo por 5 minutos. Muito cuidado para o vapor não atingir os olhos. Despeje uma xícara de água e deixe no fogo baixo até secar. Quando a água estiver quase evaporada completamente, retire do fogo e deixe esfriar.


Coloque a mistura em um processador, ou liquidificador, para triturar. Retire do processador, reserve uma parte do preparo e o restante passe por uma peneira espremendo com uma colher de pau, retirando todo o sumo. Junte tudo novamente e coloque em um recipiente para servir.


Dica: Use luvas para que suas mãos não fiquem com o ardor.


Bjo! Li.


bottom of page