IKEA, muito mais do que decoração e móveis baratos

Atualizado: Set 15

A IKEA é muito famosa no mundo todo por vender móveis e objetos de decoração há um preço bem acessível. Com unidades espalhadas por todo Canadá e mais de 450 lojas espalhadas em 28 países (infelizmente nenhum na América Latina), a franquia Sueca é parada obrigatória para quem deseja dar uma repaginada na casa.


Oferecer uma ampla gama de produtos de decoração doméstica funcionais e bem concebidos a preços tão baixos que o maior número possível de pessoas possa comprá-los.

Foto: Banco de Imagens IKEA

Mas o que poucos comentam é que além de móveis e objetos de decoração, a loja oferece em seu mix uma infinidade de produtos alimentares inspirados nas tradições suecas – perfeitos para aventureiros gastronômicos, como nós! Sempre que vou na loja, saio com uma sacolinha de comida congelada ou snacks para as crianças, ideal para aqueles dias em que você está sem tempo de preparar um prato mais elaborado.


Além do restaurante, que oferece pratos preparados com os produtos da própria marca – que também seguem a filosofia de preços acessíveis, sempre no final de cada loja você encontrará uma lojinha de produtos alimentícios e um mini bistrô com lanches rápidos e sorvetes.


De estômago vazio não se vende sofás - Ingvar Kamprad, fundador da IKEA

Pouca gente sabe, mas o nome IKEA surgiu das iniciais do fundador Ingvar Kamprad, do nome da fazenda em que ele cresceu, Elmtaryd e do vilarejo próximo à fazenda, Agunnaryd. Já o primeiro restaurante abriu em 1959, na loja de Älmhult, na Suécia. No início eles ofereciam apenas comidas típicas, como o tradicional cachorro-quente, muito popular no país. A ideia de abrir um restaurante dentro da loja foi do próprio Ingvar Kamprad, fundador da IKEA que sempre dizia que clientes com fome saem mais depressa e compram menos – e quem sou eu para discordar! O primeiro restaurante apareceu apenas para garantir que os clientes não desistissem dos móveis para ir almoçar no café mais próximo.


Os Preferidos do Restaurante


No restaurante os meus pratos preferidos são, o lombo de salmão com medalhão de vegetais, brócolis e molho holandês, e as almôndegas de proteína vegetal acompanhadas de purê de batata, ervilhas, molho de natas e compota de berries. Já no mini bistrô que fica na saída da loja, já compramos cachorro-quente e pizza para as crianças, mas o que mais gosto é o sorvete de morango.


5 Produtos do IKEA Food Market que você deve experimentar


Na lojinha eu tenho alguns produtos preferidos. A loja tem uma infinidade de itens, mas as almondegas de salmão e de vegetais, são as minhas favoritas. Segue aqui algumas recomendações para você provar na próxima vez que visitar a IKEA:


HUVUDROLL

Almôndegas Vegetarianas

As almôndegas vegetarianas são uma alternativa deliciosa, colorida e sustentável às tradicionais almôndegas de carne. Feitas com grãos de ervilhas, cenouras, pimentões, milho e couve – vegetais ricos em nutrientes, fibras e proteínas, elas tem o sabor e a textura suculenta das almôndegas de carne.


Almôndegas de Salmão

Almôndegas de salmão e bacalhau, preparada com produtos que cumprem a norma global da ASC, referente ao pescado produzido de forma responsável. Sempre uso essas almôndegas para preparar vários pratos diferentes, geralmente nos dias que tenho aula na faculdade. São deliciosas com ragu de tomate e espinafres ou com um molho de manteiga com limão.


SJÖRAPPORT

Lombo de Salmão

Todo o salmão IKEA provém de explorações de aquacultura certificadas pelo Aquaculture Stewardship Council (ASC). Pode ser cozinhado de várias formas – no vapor, assado ou grelhado na Air Fryer, como costumo fazer. Você pode servir com puré de batata, com molho de limão, numa salada ou acompanhando uma massa.


CIDER PÄRON

Pear Cider

Uma cidra semidoce de pêra com sabor leve e frutado e apenas 0.1% de álcool.


SYLT BLÅBÄR

Blueberry Jam

Uma geleia de blueberry orgânica, ideal para comer com torradas de arroz ou nas panquecas.


Através do programa IKEA Click & Collect, você pode ainda fazer o seu pedido online com toda calma e segurança e depois agendar a coleta na loja mais próxima de sua casa.


Sustentabilidade


A marca tem uma série de ações voltadas a criar um mundo mais sustentável com materiais eco-friendly, alimentos vegetais, energia renovável e muito mais. Um exemplo disso foi que em 2020, a IKEA atingiu a meta de remover todos os produtos plásticos descartáveis da linha de móveis domésticos, restaurantes e bistrôs. Para ajudar a prevenir que produtos plásticos usados acabem nos oceanos e rios, a IKEA da Suécia se associou à NextWave Initiative para integrar o plástico marinho em produtos de consumo. Ainda em 2020 a marca atingiu a meta florestal de ter mais de 98% da madeira usada nos produtos vinda de fontes mais sustentáveis, como certificada pelo FSC ou reciclada.


Se você estiver passeando pela loja, não deixe de visitar o restaurante, sem dúvidas uma atração à parte na IKEA.


Me fala, qual o seu prato favorito no IKEA?⁠ Deixe aqui em baixo o seu comentário.


🍁 Bjo, Li