top of page

Receita de pão de hambúrguer integral para você fazer em casa

Atualizado: 21 de mai. de 2020

Sou um fã de hambúrguer desde pequeno, mas daqueles caseiros, preparados em casa pela mãe quando somos crianças. Acho inclusive que aquelas bombas da McDonald’s não deveriam entrar nesta categoria de alimentos, mas isso é uma outra história.



Desde que me aventurei a desenvolver uma receita de carne caseira, incluindo alguns temperos e analisando qual o melhor blend, sempre senti muita falta de preparar o meu próprio pão, de construir o prato do início ao fim, pois não dá pra fazer uma carne assada no forno, sem fritura, com o seu tempero especial e depois ter que consumir aquele pão da padaria, não é?


Bem, segue aqui uma receita que sempre faço em casa e que combina perfeitamente com o seu hambúrguer caseiro.


INGREDIENTES

» 300ml de água morna;

» 10g de fermento biológico seco próprio para pão;

» 1 colher (sopa) de açúcar demerara;

» 3 xícaras de farinha de trigo integral;

» 2 xícaras de farinha de trigo branca;

» 2 colheres (sopa) de aveia em flocos;

» 1 colher (sopa) de linhaça;

» 2 colheres (chá) de sal Rosa do Himalaia;

» 2 colheres (sopa) de mel;

» 2 colheres (sopa) de manteiga Ghee;

» Azeite de oliva para untar a forma.


MODO DE PREPARO

Misture a água morna com o açúcar, depois acrescente o fermento dissolvendo por completo a mistura e deixe descansar por 15 minutos. Reserve.


Em um bowl misture as farinhas, a aveia e a linhaça. Faça um furo no centro e acrescente o sal nas bordas para não reagir com o fermento que você colocará mais à frente. No buraco, despeje o mel e a manteiga. Despeje a mistura da água com o fermento no centro e vá misturando aos poucos com as mãos até a massa ficar uniforme. Acrescente mais um pouco de farinha até a massa descolar das mãos.


Unte uma forma com um pouco de azeite e coloque a massa para descansar, cubra com um pano úmido e deixe dentro do forno desligado por cerca de uma hora, ou até ela dobrar de tamanho. Parta a massa em seis partes e com as mãos molde em forma de pão de hambúrguer. Polvilhe com farinha de linhaça e coloque novamente para descansar por cerca de 45 minutos.


Aqueça o forno a 180 graus e asse os pães por aproximadamente 30 minutos ou até eles ficarem dourados.


Dica: Como não tem conservantes, recomendo consumir imediatamente. O pão integral fica duro no outro dia, mas você ainda pode aproveitar aquecendo ele no forno, fica uma delícia novamente. Também é possível congelar, para isso coloque-o em um saco plástico com o mínimo de ar possível e congele por até dois meses. Após congelado, aqueça-o no forno novamente.


Andre Havro


bottom of page