top of page

Benefícios da laranja para manter a boa forma

Atualizado: 23 de mai. de 2020

A laranja é uma das frutas mais conhecidas e consumidas em todo o mundo. Famosa pela sua grande concentração de vitamina C, há muitos benefícios da laranja para a saúde e boa forma. A fruta contêm folatos e antioxidantes que são conhecidos por reduzir o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames. A produção de ApoB é significativamente reduzida no corpo, devido ao consumo da laranja. A ApoB (Apolipoproteína B) é conhecida por desempenhar um papel vital na produção de colesterol LDL, além disso, a laranja contém limonina que limita o desenvolvimento de Apo B.


Foto: Banco de Imagem


História de família


Meu Pai conta uma história bem interessante sempre que falamos de crianças que consomem leite durante a madrugada. Ele conta que quando eu era bebê, por algum motivo não tomava muito leite, mas por outro lado era viciado em suco de laranja. Com isso era quase que obrigatório possuir um estoque desta fruta em casa, e sempre que acabava ele tinha que sair para comprar, independente da hora. O que por muitas vezes o fez sair no meio da noite em busca de laranjas para acalmar o filho antes de dormir. O fato é que não só marcou a vida dele, mas a minha também. Hoje sou fã da fruta!


Benefícios da Laranja para a Saúde


» Reduzir o colesterol alto, por ser rica em pectina, uma fibra solúvel que dificulta absorção de colesterol no intestino;

» Prevenir câncer de mama, por ser rica em flavonoides, fortes antioxidantes que previnem alterações nas células;

» Manter a pele saudável e prevenir o envelhecimento precoce, por ser rica em vitamina C, que ajuda a formar o colágeno;

» Fortalecer o sistema imune, por ser rica em vitamina C, que protege as células, neutralizando os radicais livres. Os radicais livres causam doenças crônicas, como o câncer e doenças cardíacas;

» Estudos mostram que a abundância de polifenóis nas laranjas protege contra infecções virais;

» Laranjas estão cheias de fibra dietética, que estimula os sucos digestivos e alivia a prisão de ventre;

» Prevenir aterosclerose e proteger o coração, por ser rica em antioxidantes. Laranjas são cheias de betacaroteno é um poderoso antioxidante protegendo as células de danos sendo que também protege a pele contra os radicais livres e impede que os sinais do envelhecimento;

» A fruta contém muitos minerais alcalinos que ajudam a equilibrar o corpo depois de serem digeridos. A este respeito, elas são semelhantes a limões, que é uma um dos alimentos mais alcalinos existentes.


Para obter esses benefícios, deve-se consumir pelo menos 1 laranja crua por dia ou 150 ml do seu suco natural, que tem a desvantagem de não possuir as fibras que existem na fruta fresca. Apesar desta desvantagem do suco, não há a necessidade de excluí-lo de seu cardápio, a melhor hora do dia para o consumo é a parte da manhã, momento em que seu corpo necessita de abastecimento de nutrientes e vitaminas para começar o dia. Além do suco de laranja nutrir e repor suas energias, também ajuda você a comer menos, aumentando a sensação de saciedade e, consequentemente, contribuindo na perda de peso. Além disso, a laranja adicionada em receitas cozidas ou que vão ao forno tem menos nutrientes que a fruta crua, por isso sempre dê preferência a fruta in natura.


A laranja não chega a ser uma inimiga da sua dieta. Para os que estão numa gestão de perda de peso, deve-se consumir, no máximo, de 3 unidades dessa fruta por dia. Ela é rica em fibras, que dão saciedade, ajudam no funcionamento do intestino e estão associadas a uma menor predisposição em ganhar peso, isto é, pessoas que comem mais fibras, tendem a ganhar menos peso do que as pessoas que ingerem menos fibras. Outra coisa é que, apesar de ser uma fonte de carboidratos classificados como açúcares, o índice glicêmico da laranja é considerado baixo, ou seja, os açúcares são absorvidos mais lentamente pelo intestino, evitando picos de glicemia e insulina, que estão associados a um maior acúmulo de gorduras.

Segundo um estudo publicado no Jornal of the American College of Nutrition, garantir a dose diária de vitamina C não só ajuda o corpo a funcionar corretamente, mas também auxilia na perda de peso. Não é à toa que pessoas que têm deficiência da substância costumam ter mais dificuldade em perder massa gorda. Ou seja, pode ser uma ótima ideia consumir alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, antes do seu treino de musculação. Ela ajuda ainda a regular o hormônio do estresse. Trata-se do cortisol, cujo trabalho específico é armazenar gordura corporal – principalmente na barriga. O ácido ascórbico, como a vitamina também é conhecida, além de muitos benefícios, também está envolvido ainda no metabolismo de aminoácidos, principalmente na formação de colágeno, o principal constituinte do tecido conjuntivo, que mantém juntos ossos e músculos.


Alguns Cuidados


» Em muitas plantações de laranja são aplicados pesticidas para evitar doenças e pragas na planta. Ao consumir, lave bem a laranja para retirar o máximo possível dessas substâncias que se acumulam na casca; » O consumo excessivo de laranja pode levar a diarreia devido à alta concentração de fibras. Da mesma forma, uma ingestão muito alta de vitamina C (mais que 2.000mg ao dia) pode trazer consequências como diarreia, náusea, vômitos, azia, dor de cabeça, insônia, inchaço e cãibras. » Apesar de ser bastante saudável é preciso lembrar que a laranja é fonte de açúcar. Se consumida em excesso ou em associação a grandes quantidades de outras frutas ao longo do dia, pode levar ao ganho de peso. O segredo é o consumo com moderação, de uma a três laranjas ao dia. » Pessoas com gastrites, refluxos e outros distúrbios do sistema digestivo podem sofrer com a alta acidez da fruta. Neste caso é preciso consumir a laranja com bastante precaução.

Consulte sempre sua nutricionista antes de adotar qualquer dieta restritiva.


André Havro


bottom of page