top of page

O Canadá mudará os rótulos dos alimentos em 2021

Atualizado: 3 de abr. de 2021



Entender os rótulos dos alimentos não é uma tarefa fácil em nenhuma parte do mundo. Mas visando facilitar a vida dos consumidores, o Canadá fará algumas mudanças nos rótulos dos produtos comercializados no país a partir do fim deste ano. A Canadian Food Inspection Agency (CFIA) anunciou essas modificações há cinco anos e deu um prazo para que a indústria se adequasse as novas mudanças, que a partir de dezembro deste ano começam a valer. Porém, devido ao COVID-19, no primeiro ano o governo fará apenas atuações educativas, aplicando multas e sansões apenas à partir de 2022.


Serão realizadas melhorias na tabela de informações nutricionais e na lista de ingredientes nos rótulos dos alimentos. Essas alterações irão melhorar a tabela de informações nutricionais e a lista de ingredientes para torná-los mais fáceis de entender, ajudando assim os canadenses a fazerem escolhas bem mais informados.


Muitas melhorias serão implantadas, mas para mim algumas delas são realmente muito importantes, e ajudarão muito o consumidor:

  • Adicionar um novo valor (%VD) diário para açúcares totais. Parece básico, mas este ingrediente não possui valor percentual nos rótulos atuais.

  • Será adicionada uma nota de rodapé na parte inferior da tabela explicando sobre o valor (%VD) diário, isso ajudará os consumidores que não estão acostumados a ler rótulos a entender a quantidade de açúcar e outros nutrientes (como sódio) em seus alimentos e explicará que:

    • 5% ou menos é uma quantidade aceitável;

    • 15% ou mais é uma quantidade muito alta.

  • Mudanças no tamanho da porção refletirão melhor a quantidade que os canadenses comem de uma vez. Isso ocorre porque os tamanhos das porções serão baseados em quantidades de referência regulamentadas. Os tamanhos das porções também serão mais consistentes, tornando mais fácil:

    • Comparar alimentos semelhantes;

    • Saber quantas calorias e nutrientes estão sendo consumidas.


Lista de ingredientes

Todos os alimentos pré-embalados requerem uma Lista de Ingredientes. Os ingredientes são listados em ordem decrescente por peso, portanto, o ingrediente que pesa mais é listado primeiro e o ingrediente de menor peso é listado por último.


Para facilitar aos consumidores a identificação de todas as fontes de açúcares adicionados a um alimento ou bebida, os novos regulamentos de rotulagem exigem que todos os ingredientes de açúcares adicionados sejam agrupados entre colchetes seguindo o termo “Sugar”. Substitutos funcionais que atuam como adoçantes, como “malted corn”, “brown sugar” e “fancy molasses”, também são agrupados em "Sugar". A colocação dos açúcares na lista de ingredientes dependerá do peso total de todos os ingredientes de açúcares combinados.


Isso ajudará os consumidores a identificar todas as fontes de açúcares adicionados a um alimento, sem precisar conhecer todos aqueles nomes diferentes que não conseguimos identificar.


Saiba como ler os rótulos

Três dicas para você começar a se alimentar melhor apenas olhando os rótulos dos produtos antes de comprar:

  • Verifique se não há açúcar, gordura e sódio denominados de outras formas na lista de ingredientes. Conhecer os outros termos usados ajuda a saber o que os alimentos contêm.

  • Utilize a tabela de informações nutricionais para escolher melhor os alimentos. Por exemplo, procure alimentos com:

    • No mínimo 15% do valor diário (% VD) de fibra nutricional.

    • Menos de 5% do valor diário (% VD) de sódio.

  • Leia atentamente as declarações nutricionais. Por exemplo, alimentos como batata frita, embora tenham a declaração "livre de colesterol", ainda podem ter alto teor de gordura.

Ler e entender os rótulos dos alimentos ultra processados é muito importante, não só para quem está fazendo dieta, mas para quem quer fazer escolhas mais saudáveis para você e sua família.


🍁 Bjs, Li.



Referência:

Canadian Food Inspection Agency. (2021). Food labelling changes. Government of Canada: https://www.canada.ca/en/health-canada/services/food-labelling-changes.html


Health e-University. (2017). Alimentação saudável - Aprenda a ler o rótulo dos alimentos. Toronto: Programa de diabetes, exercícios e bem-estar: https://www.healtheuniversity.ca/pt/DiabetesCollege/Documents/S3C6-por.pdf


The Canadian Sugar Institute. (2021). Nutrition Labelling and Claims. Canadian Sugar Institute: https://sugar.ca/sugars-consumption-guidelines/nutrition-labelling-and-claims





bottom of page