top of page

Uma tradicional feijoada brasileira no histórico Halifax Brewery Farmers Market

Atualizado: 5 de ago. de 2022

O Halifax Brewery Farmers Market é um mercado de bairro que reúne uma série de pequenos produtores e artesãos locais, localizado em um edifício histórico de granito e ferro de mais de 200 anos, a poucos passos do Halifax Waterfront.


Halifax Brewery Farmers Market

No mercado você encontrará muita comida preparada pela comunidade local, assim como banquinhas de produtores que oferecem vegetais orgânicos cultivados localmente, carne de vacas alimentadas apenas com capim, frango caipira, cordeiro, diversos tipos de linguiças, peixe fresco, frutas colhidas no dia anterior e muitos, muitos produtos artesanais.


Alexander Keith’s Nova Scotia Brewery


O prédio abriga ainda a Alexander Keith’s Nova Scotia Brewery, uma cervejaria fundada em 1820. Confesso que cerveja não é uma das minhas bebidas favoritas, mas o valor histórico e a experiência de conhecer uma das cervejarias mais antigas da América do Norte é sem dúvidas uma atração à parte no mercado. Até hoje a marca se dedica à elaboração de cervejas em pequenos lotes, inspiradas na cultura local de Nova Scotia e no legado deixado pelo seu fundador, Alexander Keith.


É possível ainda, fazer uma visita guiada pelas instalações históricas da cervejaria e aprender tudo sobre a história da marca e o legado do Sr. Keith, bem como conhecer os bastidores do processo de fermentação. O passeio termina no “Stag's Head”, o pub histórico que costumava ser a caverna envelhecida da cervejaria do Sr. Keith. É aqui que os visitantes podem provar cervejas de edição limitada, geralmente ao som de uma boa música ao vivo.


The Mediocre Bakery


Esta pequena banca localizada logo na entrada da Lower Court – espécie de pavilhão que fica no andar semienterrado do mercado, me chamou a atenção não apenas pelo nome, mas pela beleza visual dos pães enrolados, servidos frescos aos sábados. A simpática atendente (não lembro o nome) me explicou que a proposta da Mediocre Bakery é oferecer produtos totalmente veganos. Quando estiver no mercado, não deixe de experimentar a releitura do Cinnamon Roll da Mediocre com suas incontáveis camadas doces de canela e açúcar.


Orégano Brazilian Fusions


O mercado abriga também a banca da simpática e atenciosa Lara, uma brasileira que enfeitiça os visitantes do mercado com o cheiro de sua deliciosa feijoada. Reconheci o aroma tradicional da comida brasileira ainda na porta do Lower Court, uma área localizada no subsolo do Halifax Brewery Farmers Market. Fui seguindo o cheiro até achar uma pequena banca no fundo do pavilhão servindo feijoada – uma surpresa maravilhosa! Principalmente para os brasileiros em Halifax, que possuem na cidade a opção de consumir a tradicional feijoada brasileira.


Orégano Brazilian Fusions - Feijoada em Halifax

Muito bem servida, a feijoada da Lara segue as tradições brasileiras e é oferecida acompanhada de farofa, costelinha de porco, linguiça defumada, arroz, couve e rodelas de laranja. Fiquei muito feliz não só em conhecer a Orégano e sua saborosa comida brasileira, mas em ver muitos canadenses comprando e consumindo em diferentes locais do mercado aquela especiaria tradicional do nosso país.


Se você, assim como eu, está há um tempo longe do Brasil e deseja matar a saudade de uma feijoada, passa lá no mercado e dá um alô para a Lara! Super recomendo. Na minha humilde opinião, uma das melhores que já comi no Canadá!


🍁 Bjo, Li


1496 Lower Water Street Halifax, Nova Scotia

bottom of page