top of page

Cocada mole saudável para fazer em 20 minutos

Atualizado: 19 de jun. de 2021

Amo cocada! Sempre gostei de doces de coco, mas depois que vim morar no Canadá não tive acesso tão fácil ao coco fresco. Então, para não ficar sem esta delícia, decidi descobrir novas formas de fazer este doce maravilhoso, fazendo esta versão saudável e adaptando aos ingredientes que temos por aqui!



A história conta que os escravos tinham o hábito de, à noite, se reunirem para dançar e preparar doces à base de frutas, sempre com a adição de açúcar ou melado, muito abundantes na época. A receita original da cocada é bem simples e foi criada por escravos na África, que trabalhavam com a cana-de-açúcar e o coco. Eles tinham ingredientes de sobra para criar estas delícias de doces, entre elas, a cocada, que acabou virando um doce muito tradicional no Brasil.


INGREDIENTES

» 1 xicara de coco ralado sem açúcar (dê preferência para o coco fresco);

» 300ml de leite de coco;

» 1 colher (sopa) de amido de milho;

» 2 colheres (sopa) de Stevia (pode usar Xilitol);

» 3 cravos.


MODO DE PREPARO

Em uma panela, coloque 200ml do leite de coco e misture com o coco ralado. Mexa bem.

Em um bowl, misture o restante do leite de coco com o amido de milho, essa misturinha vai ajudar para que a cocada fique mais durinha em menos tempo de fogo.


Coloque essa mistura na panela e mexa bem. Adicione os cravos e fique mexendo até engrossar e ficar com uma consistência de cobertura de bolo. Desligue e está pronta a sua cocada cremosa low-carb.


Você pode colocar um pouco de coco queimado se gostar, vai deixar sua cocada com um sabor ainda mais maravilhoso.


Dica: Coloque em um pote de vidro e deixe na geladeira para quando bater aquela vontade de comer um docinho depois do almoço, você terá uma opção saudável já prontinha! Essa cocada serve também como recheio ou cobertura para bolos.


Deixe na geladeira por uma semana, em um pote de vidro bem tampado.


🍁 Bjs, Li.


Confira esta e outras dicas no nosso perfil no Instagram. Todas as semanas, dicas e receitas novas para você se adaptar ao estilo de comida do Canadá sem perder o tempero brasileiro.


bottom of page