top of page

Uma sopa nutritiva para reduzir o desperdício e aproveitar todas as sobras da geladeira

Atualizado: 22 de mai. de 2020

Nada de jogar o resto dos legumes que estão na geladeira no lixo. Aqui vai uma receita super fácil para você não desperdiçar nadinha! Pelo menos uma vez a cada duas semanas eu faço uma limpeza na geladeira e na despensa para analisar quais os legumes estão na sua fase final de vida e para não desperdiçar nada, sempre reutilizo preparando uma receita.



Hoje eu compartilho com vocês uma das minhas preferidas, a sopa feita com legumes que além de fácil de fazer é uma excelente opção para as noites frias no Canadá. Além de ser uma ótima estratégia para fazer meus filhos comerem verdura.


Para os Brasileiros no Canadá


Se você, assim como eu, mora no Canadá vai achar estas informações surpreendentes. Segundo o National Zero Waste Council Canada, 63% da comida que os canadenses jogam fora poderia ter sido consumida. Para a família média canadense – a qual estamos inseridos, isso equivale a 140 kg de desperdício de comida por ano, a um custo de mais de $1.100 que sai diretamente do seu bolso. Esse é um número alarmante, considerando o impacto ambiental do desperdício de alimentos em aterros.

What-Is-Wasted-EN

Todos os tipos de alimentos são desperdiçados, mas no Canadá os alimentos com maior desperdício são:


» Legumes: 30% » Fruta: 15% » Sobras: 13% » Pão e padaria: 9% » Laticínios e ovos: 7%


O desperdício de alimentos não apenas desperdiça comida. Quando você adiciona o custo de outros recursos, como combustível, água, mão-de-obra e plantio, é um desperdício de mais de $100 bilhões por ano. Evite desperdiçar comida analisando o que precisa ser consumido antes de ir ao supermercado – planejamento é o segredo para você fazer uma ótima feira de supermercado. Pense em uma receitinha para fazer com os itens que você já tem em casa antes de preparar a lista de compras. Verifique na despensa o que você já tem e adicione apenas o que falta para preparar as comidas da semana. Parece trabalhoso, mas com o tempo você cria o hábito e sente no bolso o benefício de se fazer uma lista de compras inteligente.

A verdade é que os canadenses estão jogando fora mais comida do que imaginam – comida que poderia, a certa altura, ter sido comida. – Love Food Hate Waste Canada

INGREDIENTES

» 400g de carne cortada em cubinhos pequenos (pode ser alcatra, fraldinha ou acém); » 1 ½ xicara de legumes. Para esta receita usei o que eu tinha na geladeira na hora, como cenoura, brócolis, batata e couve-flor; » 1 xícara de macarrão Catelli Rings Pasta; » 4 ovos; » 900ml de caldo de carne líquido Campbell’s; » 900ml de água; » Páprica, sal e pimenta do reino ao gosto; » Azeite a gosto.


MODO DE PREPARO

Coloque um fio de azeite na panela e deixe esquentar. Adicione os pedaços da carne junto com os temperos (desta vez usei páprica, sal e pimenta) e deixe selar. Depois que a carne estiver selada, retire e reserve. Utilize a mesma panela que você assou a carne para adicionar o caldo de carne líquido e a água. Deixe ferver.


Quando der fervura, acrescente o macarrão e vá adicionando os legumes do mais duro para o mais mole, no meu caso primeiro foi a cenoura, depois a batata, os brócolis e por último a couve-flor. Espere até que os legumes estejam cozidos e adicione a carne.


Sirva quentinha junto com um pãozinho. Essa receita rende de 4 a 6 porções.


Bjo, Li.


Você encontra mais informações sobre desperdício no Canadá nestes sites: compass-canada.com lovefoodhatewaste.ca nzwc.ca


bottom of page