top of page

Uma opção mais leve do risoto de camarão com abobrinha

Atualizado: 19 de mai. de 2020

Camarão é um dos pratos preferidos da turma aqui em casa, todo mundo adora!


Confira esta opção mais leve, menos calórica e mais saudável do risoto de camarão, ideal para quem está de dieta. Existe um receio muito grande de incluir o camarão nas dietas, mas é importante saber que o vilão não é ele em si, mas o modo como é preparado. O camarão possui muito pouca gordura e mesmo assim parte dela é ómega 3, gordura que protege o sistema cardiovascular. É também muito rico em vitaminas B12 e selénio, nutrientes indispensáveis ao organismo.



O camarão é uma excelente fonte de selênio que neutraliza os efeitos prejudiciais dos radicais livres, que é a principal causa de câncer e outras doenças degenerativas. É também uma boa fonte de Vitamina D, B12 e Ômega-3. Mas mesmo com todo esse benefício, deve ser consumido com moderação. O camarão é rico em sódio e colesterol, por isso, se você quer manter a forma, faça este prato só no fim de semana ou para quebrar a rotina em uma ocasião especial.


INGREDIENTES

» 350 gramas de camarão sem casca e sem cabeça; » ½ xícara de arroz arbóreo; » ½ cebola cortada em cubinhos; » ½ abobrinha grande cortada em cubinhos; » 2 xícaras de caldo de camarão (uso o Seafood Broth da Campbells); » 1 colher (sopa) cheia de cream cheese light; » 1 colher (chá) de manteiga » 60g de queijo gorgonzola » Amêndoas para decorar » Sal e pimenta do reino à gosto.


MODO DE PREPARO

O preparo do seu risoto de camarão light é igual aos demais risotos: por isso, vamos começar refogando o arroz com a cebola. É importante lembrar, no entanto, que não se deve utilizar óleo nessa etapa do processo: apenas um pouco de água para não queimar o fundo já é suficiente.


Com o arroz refogado é chegada a hora de começar a dar forma ao seu risoto de camarão light, para isso, adicione todo o caldo de camarão e deixe cozinhar até que o líquido seque, mexendo às vezes. No entanto, ainda que o líquido colocado na panela esteja seco, o arroz do seu risoto ainda não deve estar cozido.


Adicione à panela as abobrinhas cortadas, mexa bem até que o arroz esteja cozido. Nem sempre a quantidade de caldo é suficiente para garantir o cozimento por completo do arroz. Por isso, se achar necessário, acrescente mais um pouco de caldo, no entanto faça isso aos poucos para conseguir ter controle sobre o momento em que irá atingir o ponto desejado.


Para dar mais sabor ao camarão, frite-o em um fio de azeite, uma colher (chá) de manteiga, sal e pimenta do reino à gosto. Adicione os camarões descascados e o queijo gorgonzola na panela do arroz e misture delicadamente. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Tome cuidado para que os camarões não cozinhem por muito tempo, pois o excesso de cozimento faz com que esse fruto do mar fique duro – e isso fará com que ele pareça borracha o que irá descaracterizar o sabor do seu risoto. Acerte o sal e a pimenta a seu gosto e, para finalizar, incorpore a colher de cream cheese ao risoto para dar ainda mais cremosidade.


Decore com amêndoas laminadas, um fio de azeite e ervas da sua preferência. Sirva na sequência sem deixar esfriar, pois é um prato que deve ser servido quente.


Bjo! Li.


bottom of page