top of page

Um risoto de carne preparado ao tradicional estilo italiano

Atualizado: 19 de mai. de 2020

O Risoto é um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arroz arbório, e se vai gradualmente adicionando um fundo de carne ou legumes e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido.



Para preparar o Risoto, geralmente usa-se arroz com grãos de tamanho médio, onde o objetivo é que o arroz, durante a preparação, possa soltar amido e, por sua vez, absorver diferentes líquidos. Deste modo, o resultado é um prato extremamente cremoso. Por isso, costuma usar-se arroz arbório, carnaroli ou vialone nano, por designar algumas das variedades mais apropriadas para esta receita. Assim como é impossível preparar Risoto sem arroz, também não se pode dar este nome ao prato que não tenha uma boa quantidade de queijo ralado ou que não leve manteiga suficiente.

O Risoto nasceu no século XI no norte da Itália, mais precisamente na região da Lombardia. Mas, a receita original só foi criada em 1574, quando Valério di Fiandra, artista responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão, resolveu oferecer um jantar em comemoração ao casamento de sua filha. Segundo alguns historiadores, Fiandra deixou cair acidentalmente uma quantidade grande de açafrão em seu prato, o que resultou no Risoto mais famoso da Itália, o Risoto Alla Milanese.

INGREDIENTES

» 100g calabresa (uso a Smoked Sausage da Farmer’s); » 1/3 xícara de arroz arbório; » 80g de queijo Havarti; » 50g de queijo Gorgonzola; » 80g de queijo Feta; » 2 ½ xícaras de caldo de carne em líquido; » 400g de carne (uso a Top Sirloin) cortada em pequenos cubos; » 4 rodelas de beringela (ao seu gosto); » 1 colher (sopa) de requeijão; » 50ml vinho tinto de sua preferência; » Sal e pimenta-do-reino à gosto; » Salsinha a gosto.


MODO DE PREPARO

Em uma panela aqueça o azeite, frite a calabresa e junte a cebola para que doure. Em seguida adicione a carne, o sal e a pimenta, deixe fritar até dourar. Na temperatura médio-alta, acrescente o arroz e misture por 3 minutos. Adicione o vinho e mexa até que o líquido seja completamente absorvido e incorpore a beringela. Depois disso, coloque 1 concha do caldo de carne e misture até que o líquido quase seque.

Repita o processo até que o arroz esteja al dente (cerca de 18 minutos, contando a partir do momento que você colocou o vinho). Acrescente os queijos, até ficarem totalmente derretidos. Desligue o fogo, adicione o requeijão e a salsinha.


🍁 Bjo, Li.


bottom of page