Tirinhas de carne aceboladas com arroz e salada


Os meninos amam carne assada! E a forma que eles mais gostam é quando corto ela em tirinhas e asso junto com a cebola. E para quem não gosta de cebola, pelo ardor ou até mesmo pela textura, essa forma é uma ótima opção de preparo. A cebola fica super molinha e perde toda acidez, deixando-a adocicada. Eu amooooo!!! Uma dica para substituir a cebola é substitui-la por um generoso pedaço de manteiga. Com certeza vai ficar tão gostosa quanto!


Aproveitei para comer junto com minha saladinha e um arrozinho com cenoura. Ah! E faltou o vinagrete, que não saiu na foto. 😋⁠


Essa refeição pode ser uma excelente opção de almoço ou jantar. Mas também é ideal como aperitivo combinada com uma cervejinha gelada no final de semana.


INGREDIENTES


» 300g de carne Top Sirloin (Alcatra no Brasil) cortada em tiras;

» ½ colher de chá de cuminho;

» ½ cebola média cortada em tiras;

» 1 colher de sopa de azeite;

» Sal a gosto;

» Pimenta do reino a gosto.


MODO DE PREPARO


Em um bowl coloque a carne cortadinha junto com o cuminho, o sal, a pimenta, um pouco de azeite e misture bem. Deixe esse preparo descansar um pouco, por aproximadamente 20 a 30 minutos enquanto você prepara o arroz de cenoura e a salada de folhas verdes.


Para assar a carne e deixar a cebola super macia e levemente adocicada você pode fazer de duas formas:


» A primeira, você pode assar a carne, retirar da panela e separar. Logo em seguida assar a cebola na mesma frigideira, para que aquela parte que ficou grudada na panela dê uma cor e mais sabor à sua cebola. Assim que a cebola murchar você pode colocar os bifinhos de volta na panela para misturá-lo à cebola.


» Ou fazer da forma como eu particularmente prefiro, que é assar a carne na metade da frigideira e na outra metade eu coloco a cebola. Quando eu for virar a carne, faço isso na metade da panela que estava a cebola, jogando a cebola para o outro lado da frigideira. E porque eu faço isso? Sabe aquela crostinha da carne que fica no fundo da panela? É ela que vai dar a cor e o sabor para a cebola, deixando-a macia e gostosa. É importante lembrar de soltar toda a cebola assim que você fatiar para que ela frite por igual. Tente cortá-la em tirinhas fininhas, isso ajudará muito na hora do preparo.


Daí sua carne vai estar prontinha para servir. Você pode servir a carne com a cebola por cima, acompanhada de um arrozinho de cenouras e salada colorida.


E voilà!


🍁 Bjs, Li.