top of page

Paçoca de amendoim caseira com apenas dois ingredientes

Atualizado: 7 de jun. de 2021

A paçoca, que depois do brigadeiro é um dos doces mais populares no Brasil, é conhecida por aqui como Brazilian Peanut Candy e faz o maior sucesso entre os canadenses.



Esse doce é tão popular no Brasil que tem até festa em sua homenagem em São Paulo e Minas Gerais, e é tradicionalmente consumido durante o período da Semana Santa e das festas juninas. O preparo da paçoca para a Semana Santa, vai além da culinária, trata-se de um ritual cristão de valorização do amor e da harmonia em família. Lindo, não é?


Existem várias formas de se preparar a paçoca de amendoim, mas hoje trago para vocês esta versão que leva apenas dois ingredientes, super fácil de preparar em casa.


INGREDIENTES

» 1 1/2 xícara de amendoim salgado torrado e sem pele;

» 1/2 xícara de açúcar mascavo.


MODO DE PREPARO

Comece triturando o açúcar mascavo no liquidificador (ou no processador) por 1 minuto. Depois adicione o amendoim torrado e bata tudo até que forme uma farofa bem fina. Pare de vez em quando para mexer com uma colher para ajudar o seu liquidificador. Se você tiver um processador, melhor ainda!


Transfira essa mistura para um bowl e mexa essa farofa com as mãos, por alguns minutinhos, modelando sua paçoca. O calor das suas mãos é fundamental para liberar o óleo do amendoim, deixando sua paçoca brilhosa e mais fácil de modelar.


Eu prefiro modelar na mão, acho que fica com mais cara de "feita em casa", mas você pode usar forminhas, se desejar. Pegue as forminhas de sua preferência e coloque a mistura, socando com as mãos e modelando. Para que ela fique no formato tradicional de rolha, use um aro em forma de cano para modelar as paçoquinhas, colocando a mistura dentro e prensando bem.


Desenforme e está pronto para consumir.


bottom of page