top of page

Camarão ao molho Gruyère, um prato romântico para comer a dois

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Como alguns de vocês já sabem, eu nasci no Recife, uma cidade no nordeste do Brasil com muitas praias e abundância de frutos do mar, onde teoricamente poderíamos comprar camarão a um preço bem barato. Claro que se compararmos com o valor do camarão vendido em São Paulo, o preço lá no Nordeste é bem melhor, porém aqui no Canadá eu já encontrei preços absurdamente baratos quando comparado com outras proteínas como peixe, e o frango, por exemplo. Não quero nem comparar com a carne que por aqui é bem carinha! Mas em relação ao preço do peixe e do frango, o camarão está bem competitivo. E não estou falando daqueles pequeninos não, por sinal, tem um camarão Jumbo aqui que é maravilhoso!


Hoje vou ensinar para vocês como preparar um camarão fácil de fazer com uma base de queijo Gruyère, um dos mais conhecidos no mundo da gastronomia. Este queijo é produzido desde o século XII na região de La Gruyère, Suíça. Mas é facilmente encontrado nos supermercados do Brasil e Canadá.



Bem, mas vamos à receita. Esta semana comemoramos dois anos de Canadá e para celebrar este momento especial, e atendendo ao pedido do maridão, preparei um camarão ao molho de queijo gruyère que ele adora!


INGREDIENTES

» 500g de camarão fresco, sem casca; » 1/2 xícara de queijo Gruyère; » 1 cubo de caldo de camarão amassado; » 1 cebola picadinha; » 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; » 2 colheres (sopa) de creme de leite; » 1 xícara de leite; » 1 colher de manteiga; » Noz-moscada moída à gosto; » Sal e pimenta do reino à gosto.


MODO DE PREPARO

Comece fazendo um molho branco base refogando em fogo baixo a manteiga (com um pouquinho de óleo ou azeite para não queimar), a cebola picadinha , quando ela estiver ficando transparente, adicione a farinha de trigo e mexa bem. Vai virar um monte de grumos, não se assuste e mantenha na panela mexendo por cerca de 1 minuto. Vá despejando o leite aos poucos e desfazendo os gruminhos bem devagar até atingir a consistência de creme (tem que ferver para isso). Ao final use um mixer ou liquidificador para bater e obter um creme liso.


Depois do molho branco base pronto, adicione o queijo Gruyère e o creme de leite. Tempere com pimenta, noz-moscada e acerte o sal.


Tempere o camarão com sal e a pimenta. Em uma frigideira antiaderente aqueça a manteiga, doure o camarão por 2 minutos. Acrescente o molho queijo Gruyère no camarão e deixe reduzir por 3 minutos.

Sirva com uma massa caseira ou com arroz e batatas palha, fica uma delícia!



🍁

Bjo, Li.


bottom of page