Uma versão do bobó de camarão sem o azeite de dendê

Para quem não conhece, o bobó é quase um purê preparado com o macaxeira amassada ou liquidificada, como nesta receita, adicionado vários ingredientes e temperados. A receita mais tradicional leva o azeite de dendê, mas como não é fácil de achá-lo por estas bandas, vou ensinar uma versão que dá para matar a saudade, sem dever nada à vesão original.


INGREDIENTES

» 2 tomates cortados em cubos;

» 250g de camarão médio descascados e limpos;

» 300g de macaxeira (mandioca, aipim);

» 1/2 cebola;

» 1 pimentão vermelho pequeno;

» 1 colher (sopa) de manteiga;

» 200ml de leite de coco;

» 1/2 colher (cha) de alho em pó;

» Coentro a gosto;

» Azeite a gosto;

» Pimenta do reino moída na hora a gosto;

» Sal a gosto.


MODO DE PREPARO

Lave os camarões e tempere com sal, alho, pimenta, limão e deixe marinar por cerca de 20 minutos.


Em uma panela de pressão adicione um pouco de água, suficiente para cobrir a macaxeira. Em seguida, adicione a macaxeira em pedaços, a manteiga e uma colher (chá) de sal. Depois que a panela pegar pressão, deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Desligue, retire a água do cozimento e acrescente o leite de coco. Deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador.


Em uma frigideira grande esquente um fio de azeite, acrescente o camarões e frite. Reserve-os.


Usando a mesma frigideira dos camarões, doure a cebola e em seguida adicione o pimentão, os camarões e deixe cozinhar por alguns minutos. Este processo é fundamental para dar sabor aos camarões e não deixa-los cozinhar além do ponto. Em seguida adicione a mandioca já batida no liquidificador. Deixe levantar fervura e está pronto.


Sirva com arroz branco e fritas. Fica uma delícia!


🍁 Bjs, Li.

Confira esta e outras dicas no nosso perfil no Instagram. Todas as semanas, dicas e receitas novas para você se adaptar ao estilo de comida do Canadá sem perder o tempero brasileiro.


#Camarão #Macaxeira