Canada Day, 3 receitas para celebrar um dos feriados mais importantes do país

Happy Canada Day! É assim que começamos o dia de 1 de julho aqui no Canadá, onde muitos canadenses decoram suas casas com as cores e bandeirolas do país. O feriado nacional não é, como muitos pensam, o aniversário do Canadá, mas a celebração de um grande passo para a independência do país.



O Canadá é um país multicultural, porém com um povo que possui a sua identidade, a sua cultura e sua própria história. Para nós brasileiros, assim como milhões de imigrantes que adotaram este país como segunda pátria, é importante que, ao mesmo tempo que mantemos as nossas raízes preservando os costumes do nosso país de origem, é preciso entender e se adaptar a cultura local. O povo canadense é, em sua maioria, hospitaleiro, muito educado e com um espírito de comunidade que me impressiona até hoje. Por isso é preciso que sejamos abertos a se adaptar a estes bons costumes, desta forma contribuiremos para a construção da cultura deste país.


Para os cidadãos, e imigrantes que adotaram o país como segunda pátria, é uma oportunidade para se reunirem, e celebrar o orgulho de ser canadense. Também é um momento em que os canadenses param para refletir sobre a história do país que ainda está em formação cultural, assim como os valores e o legado dos povos nativos.


Antes da pandemia, o feriado era comemorado com eventos ao ar livre, desfiles, festivais, concertos musicais e muitos fogos de artifício. O espírito de comemoração que eu sinto é como se estivéssemos em uma final da copa do mundo no Brasil, onde as pessoas se vestem de verde e amarelo, decoram ruas com bandeiras do país e saem às ruas festejando, porém bem ao estilo canadense, é claro!


Lembro-me bem do nosso primeiro verão no Canadá, onde pudemos participar de um desfile pelas ruas de Toronto, onde a população se juntava ao desfile que acabava em um grande parque com atrações para adultos e crianças, com stands de artesanatos e um festival de food truck.


O Canada Day é também muitas vezes comparado ao 4 de julho dos Estados Unidos, onde muitas empresas, escolas, bancos, e todos os estabelecimentos públicos fecham para que a população possa participar das festividades.


Canada Day 2021: Um momento para refletir


Infelizmente em 2021 as celebrações ainda serão virtuais, tendo ainda muitos canadenses que não comemorarão a data devido as recentes descobertas de sepulturas não marcadas de crianças encontradas nas áreas de antigas escolas residenciais indígenas que causaram ondas de choque nas comunidades indígenas em todo o país.


Confira mais informações no site oficial do governo canadense sobre o Canada Day em 2021.


A história do feriado


A data é uma referência ao Ato de Constituição de 1 de julho de 1867, que uniu oficialmente como um único território do império britânico as províncias de Nova Scotia, New Brunswick e o território chamado Canadá, que então se dividiu em Ontário e Quebec. Com isso o país ganhou mais autonomia política em relação aos assuntos internos do país.


No entanto, o Canadá não era completamente independente da Inglaterra até o Ato de Constituição do Canadá, transformado em lei por Elizabeth II como Rainha do Canadá em 17 de abril de 1982. Ela permanece como Rainha e Chefe de Estado do Canadá até hoje, tendo um representante legal no parlamento, nomeado pelo primeiro-ministro. O Canadá tem total soberania como um país independente, entretanto, o papel da Rainha como monarca do Canadá é separado de seu papel como monarca britânica ou monarca de qualquer um dos outros 15 reinos da Commonwealth, como são conhecidos os países que ainda tem a rainha como representante, entre eles a Australia, a Nova Zelândia e a África do Sul.


O feriado denominado Dominion Day foi oficialmente estabelecido em 1879, mas não foi observado por muitos canadenses, que se consideravam cidadãos britânicos. O Dia do Domínio começou a pegar quando o 50º aniversário da confederação chegou em 1917. Em 1946, um projeto de lei foi apresentado para rebatizar o Dia do Domínio, mas as discussões na Câmara dos Comuns sobre como chamar o feriado paralisaram o projeto.


O 100º aniversário da criação oficial da nação em 1967 viu o crescimento do espírito do patriotismo canadense, e as celebrações do Dia do Domínio realmente começaram a decolar. Embora alguns canadenses já chamassem o feriado de Dia do Canadá (ou Fête du Canada), o novo nome não foi formalmente adotado até outubro de 1982.


3 receitas para preparar no Canada Day


Segue aqui a minha dica para você surpreender os seus amigos canadenses, e os brasileiros que moram no Canadá também! Mostre que você conhece a culinária local e seus ingredientes, preparando estas três receitas fáceis de fazer e tipicamente canadenses.


Canadian Maple Iced Tea

Assim como os ingleses, os canadenses amam chá, por isso separei esta receita especialmente para você surpreender seus amigos no Canada Day.


INGREDIENTES


» 6 saquinhos de chá verde;

» 1 colher (sopa) de anis estrelado em pó;

» ¼ xícara de Maple Syrup;

» Suco de 1 limão;

» 1 limão, fatiado;

» Gelo.


MODO DE PREPARO


Ferva uma chaleira de água e prepare o chá. Com a água ainda quente, em uma jarra, misture o anis estrelado, o Maple Syrup e o suco do limão. Deixe marinar por 5 minutos. Após esfriar, encha a jarra com gelo e despeje a mistura sobre ela. Sirva em seguida.


Espetinho de melancia com queijo Halloumi

A melancia é uma das frutas da estação e nada melhor do que aproveita-la para preparar este petisco que é a cara do verão canadense.


INGREDIENTES


» ¼ de melancia sem sementes, cortada em cubos;

» 2 ramos de folhas de hortelã frescas;

» 200g de queijo Halloumi, cortado em cubos;

» 2 ramos de folhas de manjericão;

» 4 colheres (sopa) de Maple Syrup.


MODO DE PREPARO


Inicie espetando um pedaço de melancia em um palito, seguido por uma folha de hortelã, um pedaço de queijo, uma folha de manjericão e outro pedaço de melancia. Repita com os ingredientes restantes. Guarde coberto na geladeira por até 1 hora, se desejar. Pouco antes de servir, regue cada espeto com um pouco de Maple Syrup. Sirva imediatamente.


Tiras de bacon com erva-doce

De acordo com uma pesquisa, 43% dos canadenses preferem bacon a sexo! Tá bom que a pesquisa foi realizada pela indústria e não é tão confiável assim, mas isso ilustra bem a paixão do povo daqui por esta gostosura mundial. O bacon é tão popular que tem até um programa de TV só sobre ele.


INGREDIENTES


» 12 fatias de bacon;

» 3 colheres (sopa) de Maple Syrup;

» 2 colheres (chá) de açúcar mascavo;

» 1 colher (chá) de sementes de erva-doce;

» Pimenta do reino à gosto.


MODO DE PREPARO


Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira com papel alumínio e cubra com uma grelha – daquelas usadas na preparação de biscoitos. Arrume as fatias de bacon em uma única camada, sobrepondo levemente, se necessário.


Misture o Maple Syrup com o açúcar em uma tigela pequena. Em seguida, pincele a mistura sobre o bacon. Polvilhe com sementes de erva-doce. Tempere com pimenta fresca.


Asse no centro do forno por aproximadamente 30 minutos, ou até ficar dourado escuro. Solte suavemente o bacon da grelha e deixe repousar por mais 5 minutos antes de servir.


Celebre este dia com o espírito canadense!


Andre 🖤 Livia