Livia Havro

29 de set de 2021

30 de setembro de 2021 marca o primeiro National Day for Truth and Reconciliation

Atualizado: 27 de jun de 2022

Este novo feriado do Canadá homenageia as crianças perdidas e os sobreviventes das Escolas Residenciais, suas famílias e comunidades. A mobilização pública da história trágica e dolorosa e dos impactos contínuos das Escolas Residenciais é um componente vital do processo de reconciliação do país com o seu povo nativo.

Havia 140 Escolas Residenciais indígenas administradas pelo governo federal, operando no Canadá entre 1831 e 1998. Dá para acreditar que a última escola fechou há apenas 23 anos atrás? Os sobreviventes defenderam o reconhecimento e as reparações e exigiram responsabilidade pelo legado duradouro dos danos causados ao povo nativo. Esses esforços culminaram em diversas ações sociais, entre elas:

  • O Indian Residential Schools Settlement Agreement, uma espécie de acordo de extinsão das “Escolas Residenciais Indígenas” no país.

  • Desculpas oficiais do governo Canadense – Em 2008, o Primeiro Ministro do Canadá fez uma declaração de desculpas a ex-alunos do Indian Residential Schools, em nome do Governo do Canadá.

  • Criação da Truth and Reconciliation Commission, uma comissão criada por meio de um acordo legal entre sobreviventes de Escolas Residenciais, a Assembleia das Primeiras Nações, representantes Inuit (como são conhecidos os povos nativos) e as partes responsáveis pela criação e operação das escolas: o Governo Federal e os órgãos da Igreja.

  • A criação do NCTR, ou na tradução livre, Centro Nacional para Verdade e Reconciliação - uma espécie de arquivo digital para manter a memória deste histórico e trágico período. Um lugar de aprendizagem e diálogo onde as verdades da experiência da Escola Residencial serão honradas e mantidas em segurança para as gerações futuras.

No Dia 30 de Setembro, faça a sua parte

Você está pronto para engajar nesta ação que comoveu a nação? Veja aqui por onde começar. Todos os anos, no dia 30 de setembro:

Se vista com as cores laranja

Junto com o National Day for Truth and Reconciliation, o Dia da Camisa Laranja também acontece em 30 de setembro. O Dia da Camisa Laranja é um dia comemorativo de base indígena que homenageia as crianças que sobreviveram às escolas residenciais indígenas e lembra também aquelas que não sobreviveram.

Visite o site NCTR.ca

O “Centro Nacional para Verdade e Reconciliação” (NCTR) é um lugar de aprendizagem e diálogo onde as verdades da experiência da escola residencial são honradas e mantidas em segurança para as gerações futuras. O NCTR foi criado como parte do mandato da “Comissão de Verdade e Reconciliação do Canadá” (TRC). O TRC foi encarregado de ouvir os sobreviventes, suas famílias, comunidades e outras pessoas afetadas pelo sistema de Escolas Residenciais e educar os canadenses sobre suas experiências.

Leia sobre a história indígena

Como imigrantes, muitas vezes desconhecemos a cultura local e história do país que escolhemos viver. Por isso sempre encorajamos as pessoas a aumentarem seu conhecimento sobre a rica cultura e história que cerca os povos indígenas canadenses e adotar uma abordagem ativa para entender nossas diferenças e semelhanças. O Canadá não seria o país que é hoje sem as línguas, as crenças espirituais e a herança dos povos indígenas. E nós como imigrantes fazemos parte da história deste país.

Assista Every Child Matters

Em setembro de 2020, o “Centro Nacional para a Verdade e a Reconciliação” lançou um documentário (em Inglês) em duas partes sobre o movimento “Every Child Matters”. Cada parte aborda a história única e trágica dos povos indígenas no Canadá.

Truth - Act One

Reconciliation - Act Two

Explicando para as crianças

Assista com os seus filhos o documentário The Word Indigenous, desenvolvido especialmente para ensinar as crianças sobre o povo indígena.

A data é cercada de muitas cerimônias espalhadas pelo país, muitas delas oficiais, organizadas pelos governos Federal e Provincial. Da nossa parte, sugiro você vestir laranja, conversar com seus filhos e separar um momento para refletir sobre esse momento trágico e como isso afetou a história das Primeiras Nações, Inuit e povos Métis.

Com amor,

Andre 🖤 Livia